14.6 C
São Marcos
InícioAgriculturaA neve prejudica ou ajuda a agricultura?

A neve prejudica ou ajuda a agricultura?

“O frio é extremamente necessário para as nossas culturas e não deve causar maiores problemas”, explica técnico da Emater em São Marcos

Com as baixas temperaturas do inverno, é comum que as geadas ou até mesmo a neve que caiu nas últimas horas na Serra sejam uma ameaça para a agricultora. Esse fenômeno natural é capaz de queimar as folhas e os caules, podendo comprometer plantações inteiras se medidas de precaução não forem tomadas. Algumas espécies são mais sensíveis e, por isso, o SMO buscou atualização do cenário local com o extencionista da Emater em São Marcos, Rudinei Girardello, após neve desta noite.

O especialista revela que, apesar das temperaturas baixas, não foram constatados danos relevantes na agricultura.

“O frio é extremamente necessário para nossas culturas, de clima temperado, até porque nós estamos ainda em julho, então, de modo geral, ele não deve causar maiores problemas”, explica o técnico da Emater.

Rudinei aponta possíveis danos ao cultivo de pêssegos, entre outros de ciclo mais precoce que estão agora em tempo de florada. “Esses sim, correm risco de aborto, tanto de flores, como de frutos recém formados se não for tomada nenhuma medida de proteção”, explica.

Conforme Girardello, os demais cultivos e que representam maior área plantada no munícipio como a uva ou a maçã, estão ainda em fase de dormência. Nesse caso o frio é considerado útil e veio numa época adequada.

Sobre a cultura do alho, um dos pilares da agricultura são-marquense, em fase de brotação, ele explica que, o que ocorre no frio é um “travamento” da planta que paraliza o desenvolvimento, mas não morre, retomando após as temperaturas se elevarem, não implicando em prejuízos aos agricultores.

“Existe o cultivo de hortaliças, que pra nós aqui no município não é tão forte, mas que, com a previsão de formação de geadas nesta sexta e sábado pode ocorrer queimas”, alerta Rudinei. Mas de modo geral não seria época e quem arrisca esse cultivo no inverno, geramente o faz em estufas.

Durante a última noite e madrugada houve incidência de neve em alguma cidades da Serra, cobrindo também campos e vales.

Destaques

Últimas

Conteúdo relacionado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui