16.1 C
São Marcos
InícioSaúdeDia Mundial da Doação de Leite realça o valor do aleitamento

Dia Mundial da Doação de Leite realça o valor do aleitamento

Parceria entre bombeiros e AMA Tachini ajuda mamães que querem doar leite em São Marcos

O Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado nesta quinta-feira (19), é uma iniciativa para a proteção e promoção do aleitamento materno. A data também chama a atenção da sociedade para a importância da doação de leite para os Bancos de Leite Humano (BLH).

O BLH é um serviço especializado em oferecer ações de apoio, proteção e promoção do aleitamento materno, dedicando-se à assistência das mães e dos bebês durante o processo de amamentação. Além disso, executa atividades de coleta, seleção, classificação, processamento, controle de qualidade e distribuição do leite materno doado voluntariamente por mães.

Os bebês prematuros, considerando a sua condição de saúde e de internação, têm dificuldades de sugar o leite materno. Por isso, o leite humano do banco de leite é a melhor opção para alimentação de crianças internadas que, por algum motivo, não podem ser amamentadas diretamente no seio materno. A doação de leite materno pode ser feita por mães saudáveis que estejam amamentando seus filhos. Um frasco de leite materno pode ajudar a alimentar até dez bebês. 

Bombeiros de São Marcos firmam parceria com o AMA Tachini para coleta de leite materno

No início deste ano o Corpo de Bombeiros Militar de São Marcos firmou parceria com o Banco de Leite Materno do hospital Tacchinni, de Bento Gonçalves, o único da serra gaúcha. O projeto AMA (referência às amas de leite e ao amor à vida) teve início em maio de 2021 e tem por objetivo promover uma melhor qualidade de vida iniciando com o alimento ideal desde as primeiras horas de vida do lactente.

Graças à parceria com o Corpo de Bombeiros, as mamães que residem nos 49 municípios que fazem parte da área de abrangência do 5º Batalhão de Bombeiros Militares do Rio Grande do Sul vão poder continuar a realizar doações ao Banco de Leite Ama Tacchini sem precisar sair de casa. A ação, que iniciou em julho do último ano e já atendeu doadoras de 12 diferentes municípios da região, foi renovada para 2022.  

O CBMRS já possui parcerias nas cidades de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha e Flores da Cunha, desde o ano de 2021, auxiliando na captação na residência da doadora, promovendo o armazenamento e transporte ideal até o Banco de Leite, agora o Corpo de Bombeiros Militar de São Marcos também irá aderir a este importante projeto. O Banco de Leite Materno de Bento Gonçalves atende crianças de toda a serra gaúcha, incluindo São Marcos.

As mães que desejarem doar, deverão entrar em contato através do telefone (54) 3055.0303 das 8h às 18h, onde serão orientadas sobre os procedimentos a serem adotados.

Destaques

Últimas

Conteúdo relacionado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui