20 C
São Marcos
InícioSaúdeVocê sabe o que é Colonoscopia?

Você sabe o que é Colonoscopia?

Trata-se de um procedimento diagnóstico e terapêutico para avaliar condições do intestino grosso

É feito em ambiente hospitalar, sob sedação venosa. Para sua execução é necessário um preparo específico a base de dieta especial e uso de laxantes, a fim de limpar adequadamente o intestino é permitir sua avaliação minuciosa.

As diretrizes mais atuais recomendam que sejam feitas colonoscopias de rastreio (de rotina) a partir dos 45 anos em pacientes com risco habitual, sendo repetida a cada 5 anos se o exame for normal. Em pacientes com histórico familiar de câncer de intestino ou com outras condições que aumentem esse risco, como doenças inflamatórias intestinais ou doenças polipoides familiares, a indicação de início é periodicidade é individualizada.

O exame permite o diagnóstico de várias doenças do intestino grosso, como pólipos, doenças inflamatórias intestinais, diverticulose e câncer, além da realização de biópsias e o do tratamento de algumas delas, como a retirada de pólipos.

Vale ressaltar que o exame é bastante seguro quando executado por profissional habilitado e tem bom custo-benefício, atuando de forma significativa na prevenção do câncer.

Destaques

Últimas

Conteúdo relacionado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui