21.8 C
São Marcos
InícioSaúdeMau funcionamento do intestino

Mau funcionamento do intestino

A frequência normal é diferente para cada pessoa

O mau funcionamento do intestino é uma causa de grande incômodo para muitas pessoas, causando desde inchaço e dor abdominal, náuseas, inapetência até indisposição para realização das atividades diárias.

Inclui redução no numero de evacuações e no volume das fezes, consistência endurecida e dificuldade na sua eliminação. É mais frequente em mulheres e idosos, mas pode afetar qualquer idade e sexo.

A frequência normal é diferente para cada pessoa. O mais importante é que a evacuação traga a sensação de alívio, de que realmente ” esvaziou”.

Pode estar relacionada ao uso de certos medicamentos, cirurgias abdominais prévias, doenças crônicas como hipotireoidismo e diabetes e alterações do próprio intestino, como presença de divertículos e tumores. Quando estas situações são descartadas dizemos que a constipação é funcional.

Hábitos de vida como o consumo de fibras na dieta, encontrados nas frutas, verduras e grãos, ingestão de água e atividade física contribuem muito para um adequado funcionamento intestinal.

O uso de laxantes é válido e permitido desde que bem indicados e sob orientação médica. Entretanto se usados de forma indiscriminada podem causar lesões irreversíveis nas paredes do intestino e piorar ainda mais a constipação.

Destaques

Últimas

Conteúdo relacionado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui