2.3 C
São Marcos
InícioSaúdeProcura pela vacina contra a Influenza em São Marcos é baixa

Procura pela vacina contra a Influenza em São Marcos é baixa

Vacina está disponível para toda a população nos postos de saúde. Entre os grupos prioritários, os professores foram os únicos a atingir a meta

Quatro meses após o início da campanha de vacinação contra a influenza, São Marcos ainda não conseguiu atingir a meta prevista pelo Ministério da Saúde, que é de 90% do público prioritário imunizado. Em São Marcos a população alvo da campanha é de 8.827 pessoas sendo que 6.706 receberam a vacina, o que representa 69,4% do total. A vacina contra influenza reduz as chances de a pessoa desenvolver a forma mais grave da doença.

Os primeiros grupos contemplados com a vacina foram as crianças acima de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, idosos e profissionais de saúde por integrarem o grupo de risco.

Até o momento, o grupo que apresenta a cobertura mais elevada é a dos professores, único a atingir a meta com 91,1% o que representa 245 doses aplicadas, seguido das puérperas (77,4%) e crianças (74,4%). Considerando a população que recebeu a vacina fora dos grupos prioritários, o número de vacinados chega a 1077. No último fim de semana o município disponibilizou 350 doses em ação realizada na praça e somente 33 foram aplicadas.
Outros grupos atingiram o seguinte percentual até o momento, idosos (69,6%), gestantes (70,3%), pessoas com deficiência física permanente (0,7%), trabalhadores de saúde (44,8%), pessoas com doenças crônicas (51,1%) e caminhoneiros 34 vacinados e profissionais da segurança pública 44 vacinados.

Ainda há doses disponíveis

A meta da saúde é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis. Mesmo com a ampliação da oferta para a população em geral, a secretaria orienta que as pessoas que são pertencentes aos grupos elegíveis para vacinação que ainda não receberam a dose da vacina contra a Influenza nesse ano, procurem um ponto de vacinação para receber a dose.
Há um estoque expressivo de doses da vacina contra Influenza disponível no municipio e, quem ainda não compareceu aos postos para receber a sua dose da vacina, deve comparecer o quanto antes.Todos os postos seguem disponibilizando a vacina contra Influenza.

A Doença

A influenza é uma infecção respiratória aguda, causada pelos vírus A, B, C e D. O vírus A está associado a epidemias e pandemias, tem comportamento sazonal e apresenta aumento no número de casos entre as estações climáticas mais frias. O Ministério da Saúde mantém a vigilância da influenza no Brasil por meio da vigilância sentinela de Síndrome Gripal (SG) e de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em pacientes hospitalizados.

Essas áreas têm como objetivo principal identificar os vírus respiratórios circulantes, permitir o monitoramento da demanda de atendimento dos casos hospitalizados e óbitos. Por isso, é importante todos os anos participar da campanha.

Destaques

Últimas

Conteúdo relacionado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui