53ª Festa de Aparecida e dos Motoristas reuniu milhares de pessoas em São Marcos
.

Novenas com a Matriz lotada todas as noites, 5 mil pessoas na noite luminosa e 10 mil veículos na procissão motorizada se somam aos 20 visitantes que passaram pela AMSM entre 4 e 13 de outubro
A 53ª Festa de Nossa Senhora Aparecida e dos Motoristas, realizada entre os dias 4 e 13 de outubro pela Associação dos Motoristas São Marquenses (AMSM), Paróquia de São Marcos e Prefeitura foi marcada por uma ampla programação e um público expressivo. Cerca de 20 mil pessoas participaram das atividades organizadas dentro do clube ao longo dos dez dias de celebrações, conforme dados da organização.
Entre os principais destaques da festa, a Procissão Luminosa, que foi transferida da quarta-feira para o sábado (12) por conta do mau tempo, contou com aproximadamente 5 mil participantes e chamou a atenção pelo grande número de fiéis. O evento reuniu pessoas dentro da igreja, na entrada pelas escadarias e também nos bancos da praça em frente. Após aconteceu a queima de fogos de artifício no alto do Monte Calvário. Já a tradicional Procissão Motorizada teve a participação de cerca de 10 mil veículos no domingo pela manhã, conforme informações repassadas pela Brigada Militar. A carreata partiu da igreja do bairro Michelon em direção ao centro de São Marcos pela BR 116.
Além das procissões, a programação incluiu o Encontro de Caminhões Antigos, com mais de 80 veículos inscritos, um Torneio de Futsal, teatros voltados para alunos do 8º e 9º anos das escolas, almoços das esposas de motoristas e o tradicional Churrasco dos Motoristas. Outro evento de destaque foi o baile, que animou os presentes e contribuiu para o sucesso da festa.
A grande novidade deste ano foi a realização de todos os eventos dentro da estrutura da AMSM, uma mudança que se mostrou positiva, conforme a organização. “Estamos muito felizes com os números e resultados da festa deste ano. Era novidade para nós, mas deu tudo certo”, comemorou a diretoria da associação.
Leilão do caminhão é arrematado por R$ 942 mil durante a Festa dos Motoristas
Um dos momentos mais aguardados da festa, o leilão do caminhão, que tradicionalmente ocorre durante o Almoço dos Caminhoneiros, aconteceu no sábado, 12 de outubro. O lance vencedor, no valor de R$ 942 mil, foi dado pela transportadora de Oneide Fredrez, que adquiriu o caminhão do leilão deste ano, um modelo Scania azul, muito cobiçado pelos participantes.
Venda de rifas da Festa de Aparecida e dos Motoristas continua
A rifa, uma parte importante da arrecadação da festa, também teve boa receptividade durante os eventos. Segundo a organização, as vendas foram satisfatórias, mas ainda há números disponíveis. As rifas continuam sendo vendidas pelos festeiros em tendas espalhadas pela cidade, como no pátio da Mecânica Albé e na Pracinha do Motorista, em frente ao Velho Ponto.
A 53ª Festa de Nossa Senhora Aparecida e dos Motoristas reforçou a importância da devoção e da tradição dos motoristas em São Marcos, além de movimentar a comunidade com eventos culturais, religiosos e esportivos, atraindo um público significativo e celebrando a união e a fé.