Com o frio muito intenso, haverá geada generalizada e forte
A MetSul Meteorologia alerta que o amanhecer desta terça-feira será ainda mais frio no Rio Grande do Sul e em muitas cidades de Santa Catarina e do Paraná, especialmente em localidades que tiveram muitas nuvens na primeira metade do dia de hoje.
Com o tempo mais aberto e o ar seco, a temperatura despenca e será muito baixa no começo do dia. O amanhecer desta terça, por exemplo, será congelante no Rio Grande do Sul com a grande maioria dos municípios do Estado apresentando mínima perto de 0ºC ou negativas. Espera-se que diversas cidades tenham as suas mínimas do ano.
No interior, as mínimas abaixo de zero serão generalizadas e devem ocorrer em todas as regiões, exceto o Litoral. Os Campos de Cima da Serra a as baixadas da área de Soledade podem registrar entre -5ºC e -7ºC. Na Serra, em geral, as mínimas vão ficar entre -2ºC e 0ºC, porém em baixadas e fundos de vale da região deve fazer entre -3ºC e -5ºC. No Planalto, as áreas urbanas de Passo Fundo e Carazinho devem amanhecer com 0ºC ou 1ºC, contudo em baixadas das zonas rurais deve fazer -2ºC a -4ºC.
GEADA GENERALIZADA E FORTE
Com o frio muito intenso, haverá geada generalizada e forte, inclusive severa em alguns pontos. Grande parte do Sul do país terá a formação de geada no começo do dia e que poderá tardar a derreter em alguns locais, tamanha a intensidade. É muito provável que em pontos da Serra Gaúcha, dos Aparados e do Planalto Sul Catarinense, possa se ver geada em áreas de sombra até o final da manhã ou o começo da tarde.
A geada será tão forte ou severa em alguns municípios que é alto o risco de danos para lavouras de trigo e, principalmente, para a produção de hortaliças e frutas. A previsão é de geada para as três capitais do Sul, inclusive no cinturão verde da cidade de Porto Alegre, no Sul da Capital. Deve gear ainda em bairros do Norte e do Leste de Porto Alegre. Mesmo na praia pode gear em pontos dos litorais gaúcho e catarinense.
Várias cidades terão ainda na madrugada e ao amanhecer congelamento de água nas torneiras e das superfícies de poças e pequenos mananciais d’água, mesmo municípios que não estão em regiões serranas. Isso já ocorreu hoje no Paraná, como em Cascavel, e deve se repetir.
SEGUNDA-FEIRA COMEÇOU GÉLIDA
O ar polar derrubou a temperatura no Sul e em partes do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil. Com o ciclone trazendo vento e nuvens pro Sul e o Leste gaúcho e catarinense, o que favoreceu neve muito fraca no final do domingo e no começo da segunda em São Joaquim, Urubici e Vacaria, a temperatura despencou onde o ar estava seco e com vento calmo e tempo aberto.
Casos do Noroeste gaúcho, Oeste de Santa Catarina, Sul do Mato Grosso do Sul, Paraná e o Oeste paulista. Mínimas negativas ocorreram no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais.
A previsão é de tardes mais amenas a partir desta terça-feira com o enfraquecimento rápido do ar polar. As máximas nesta terça devem ficar entre 14ºC e 17ºC na maior parte dos municípios gaúchos e entre 17ºC e 19ºC em muitas cidades catarinenses e paranaenses.