20 C
São Marcos
InícioPrevisão do TempoFeriadão Farroupilha terá sol, chuva e temporais

Feriadão Farroupilha terá sol, chuva e temporais

Metade Norte terá mais chuva nesta sexta e Metade Sul do Rio Grande do Sul registrará instabilidade maior na segunda-feira com uma frente quente

O feriadão de 20 de setembro terá momentos muito aproveitáveis em que o sol aparece com temperatura agradável, mas os gaúchos não experimentarão tempo firme durante todo o período. A MetSul projeta chuva em parte do feriadão e temporais isolados. O dia que mais preocupa é justamente o da data farroupilha, quando frente quente atuará no Estado com muita chuva e tempestades em parte do território gaúcho.

Muitas nuvens cobrem a Metade Norte do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira com chuva que será por vezes forte a torrencial com altos volumes em algumas cidades, em particular do Planalto, Alto Uruguai e mais ao Norte da Serra e Aparados. Haverá trovoadas com risco de vento forte e, principalmente, granizo localizado. Na faixa central, o que inclui Santa Maria e Porto Alegre, sol e nuvens com aumento de nebulosidade seguido de chuva. Na Metade Sul, sol e nuvens. Qualquer instabilidade será esparsa e fraca. O dia começa frio no Sul e será agradável. No Norte do Estado, a temperatura pouco varia pela chuva.

FIM DE SEMANA

Já o sábado terá sol na maioria das regiões gaúchas, mas nuvens devem ser esperadas. Ar mais quente ingressa e, a despeito de um começo de dia ameno, a tarde será quente em muitas regiões. Na Metade Sul e em áreas costeiras são esperadas nuvens baixas e médias e pode até ocorrer chuva leve e garoa, sobretudo no Sul gaúcho.

O domingo, por sua vez, começa com sol em parte do Estado, mas com nevoeiro e nuvens baixas que podem trazer garoa ou chuva leve no Sul e no Leste gaúcho. Áreas de instabilidade se formam entre a madrugada e de manhã no Oeste. No decorrer do domingo, a chuva avança de Oeste para Leste e da tarde para a noite o tempo passa a chuvoso na maioria das cidades gaúchas. Por isso, Porto Alegre deve ter um domingo de sol e nuvens com períodos de nublado a encoberto e chance de precipitação leve no começo do dia e chuva com trovoadas à noite.

FERIADO FARROUPILHA

A segunda, data magna do Rio Grande do Sul, terá condições muito variáveis de região para outra. Uma frente quente traz muito nuvens e chuva no decorrer do dia para o Oeste, o Sul, parte do Centro e o Leste gaúcho. As pancadas serão fortes a torrenciais com muitos raios e alto risco de temporais isolados de vento forte e granizo de variado tamanho. Em parte da Metade Norte, o feriado terá sol e nuvens em parte do dia com muito calor no Noroeste e no Norte gaúcho. A região de Santa Rosa pode ter máximas de 33ºC a 35ºC.

VOLUMES DE CHUVA

Os volumes de chuva devem ser altos no Rio Grande do Sul durante o feriadão farroupilha. Os acumulados de precipitação devem superar os 100 mm em algumas regiões, não se afastando mesmo marcas perto de 150 mm em alguns pontos. O mapa abaixo mostra a chuva projetada pelo modelo alemão Icon em 120 horas entre 9h de hoje e 9h de terça.

Como vão se dar os volumes altos? Serão dos períodos de maior instabilidade. Na Metade Norte, grande parte da chuva indicada deve cair nesta sexta-feira. Já no Oeste, no Centro, no Sul e parte do Leste gaúcho grande parte dos volumes projetados deve cair no domingo e, em especial, na segunda-feira com uma frente quente.

Os volumes de chuva da segunda-feira podem ser muito altos em pontos da Metade Sul e do Oeste do Rio Grande do Sul com acumulados possíveis de até 30 mm a 50 mm por hora em algumas cidades, o que deve trazer alagamentos e risco de inundações com subida de rios já com seus níveis altos por recentes episódios de precipitação volumosa na região.

Fonte: MetSul

Destaques

Últimas

Conteúdo relacionado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui