Uma jornada de esperança: Brenda passará por transplante de medula nos próximos dias
Nesta semana pai (doador) e filha rasparam os cabelos em preparação para a cirurgia que deve ocorrer no dia 20.

Nesta semana pai (doador) e filha rasparam os cabelos em preparação para a cirurgia que deve ocorrer no dia 20. Família precisa de ajuda financeira e doações de sangue em nome de Brenda
Nesta dramática jornada contra o tempo, a família Pinheiro não poupa esforços para salvar a vida de sua amada filha, Brenda Vitória, de 4 anos de idade. Brenda enfrenta uma luta corajosa contra a Anemia Aplásica Severa, uma doença que afeta a formação de células sanguíneas.
Desde julho de 2022, Brenda passa por tratamentos com remédios para controlar a doença. Durante esse período, a mãe de Brenda engravidou na esperança de utilizar o material genético do cordão umbilical do novo irmão em um transplante. O bebê nasceu em março, e testes revelaram que o material é 50% compatível com Brenda. Os pais também passaram por testes que indicaram a mesma compatibilidade.
Com a necessidade urgente de um transplante de medula óssea, a família e os médicos decidiram que o pai, Juares, seria o doador. Brenda será internada na quinta-feira, 9 de novembro, para sessões de quimioterapia e radioterapia, preparando-a para a cirurgia de transplante, que ocorrerá no dia 20 de novembro.
Esta jornada de coragem e amor está repleta de desafios emocionais e financeiros. O casal, já com três filhos, depende da generosidade da comunidade, pois a mãe não trabalha fora já que se dedica aos outros três filhos, e o pai se desdobra tanto em casa quanto durante as internações de Brenda. O procedimento é arriscado devido à porcentagem (50%) de compatibilidade, mas a família mantém sua fé inabalável.
Além do apoio financeiro, a família solicita doações de sangue no Hospital de Clínica de Porto Alegre e aceita contribuições de qualquer valor via Pix (chave 01976553008 – CPF do pai de Brenda, Juares Pinheiro) ou (celular 54 996441515 – mãe Ivanete Vitosoafski Pinheiro, banco Pan).

Como símbolo de união e apoio, Juares raspou seu cabelo e o de Brenda esta semana, pois o tratamento fará com que o cabelo da pequena caia em maior volume após as sessões de quimioterapia.
De acordo com os médicos, o transplante de medula é a única chance de cura de Brenda, o tratamento com medicamentos, feito até agora, serve apenas para manter a doença estável. O procedimento de transplante é realizado em centro cirúrgico hospitalar, com uso de anestesia geral. Consiste em punções com agulhas finas e especiais na região da bacia do doador. São retirados, no máximo, 10% da medula óssea – o equivalente a uma bolsa de sangue. Os riscos para o doador são praticamente inexistentes e o único incômodo relatado por alguns voluntários é uma dor discreta no lugar da punção.