UCS sedia Jornada de Saúde Mental na Escola no dia 9 de outubro
Evento gratuito abordará temas que impactam aprendizado de crianças e adolescentes, como o uso excessivo de telas, em apoio aos educadores para um cuidado integral

Foto: Freepik
Em sua sexta edição, a Jornada de Saúde Mental na Escola abre espaço para olhares e reflexões sobre temas que impactam o aprendizado de crianças e adolescentes, visando apoiar os educadores na construção de práticas pedagógicas de cuidado integral. O evento gratuito ocorre na quinta-feira, 9 de outubro, das 8h30min às 17h30min, no UCS Teatro.
Entre as abordagens estarão o uso excessivo de telas, as tecnologias, o cansaço e a medicalização da educação. Ainda estará em pauta a motivação para viver melhor em tempos de mudanças. Os palestrantes são especialistas de áreas como educação, neurociência, pedagogia, psicologia, neurologia, psiquiatria e tecnologias.
Clique para conferir a programação completa e realizar sua inscrição – as vagas são limitadas.
Temas que afetam a saúde mental nas escolas têm sido pauta frequente da Rede de Apoio à Escola de Caxias do Sul (RAE), coletivo integrado por diversos segmentos da comunidade, conforme explica a promotora de Justiça Regional do município Simone Martini. “Para esta edição da Jornada, o impacto do uso excessivo de telas em crianças e adolescentes foi o tema escolhido para dialogar acerca do papel da escola como agente de proteção. Trabalhamos com a comunidade escolar temas sensíveis e atuais, buscando levar ao público infantojuvenil e respectivos responsáveis conhecimento não somente sobre o letramento digital, mas referente às formas de prevenção a riscos e violência virtuais e à preservação da saúde mental ante o excesso de informações a que estamos sendo submetidos”, contextualiza.
São promotores do evento o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (PREDUC Caxias, PREDUC Santa Maria e Setor de Psicologia da Promotoria de Justiça de Caxias do Sul); Rede de Apoio à escola de Caxias do Sul; a Universidade de Caxias do Sul, através da Área do Conhecimento de Humanidades; a UNIFTEC; o Sindicato do Ensino Privado; o Sindicato das Instituições Pré-Escolares Particulares de Caxias do Sul; o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente de Caxias do Sul; o Núcleo Restaurativo de Caxias do Sul; a 4ª Coordenadoria Regional de Educação; o Conselho Municipal de Educação de Caxias do Sul; os Conselhos Tutelares de Caxias do Sul; as Secretarias Municipais de Saúde, de Educação e de Segurança e Proteção Social de Caxias do Sul; e a Fundação de Assistência Social.