Tecnologia 5G deve chegar a Porto Alegre nesta sexta-feira (29)
Belo Horizonte e João Pessoa também serão contempladas na mesma data.

Belo Horizonte e João Pessoa também serão contempladas na mesma data. Previsão era de que São Paulo também recebesse a tecnologia, mas a capital não atendeu às condições necessárias, segundo a Anatel
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) afirmou que Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB) e Porto Alegre (RS) atendem aos requisitos necessários para a implementação da faixa de 3,5 GHz, conhecida como o 5G “puro”, e devem receber a tecnologia a partir desta sexta-feira (29).
No início de julho, o Ministérios das Comunicações e a Anatel anunciaram que a cidade de São Paulo também receberia a frequência junto às outras capitais. Porém, isso não acontecerá neste momento, segundo o conselheiro da Anatel e presidente do grupo responsável por acompanhar a implementação do 5G no Brasil, Moisés Moreira.
“As exigências estão associadas à migração das parabólicas para a banda Ku (campanha de comunicação e distribuição de kits); na conclusão das atividades relacionadas à desocupação da faixa de 3.625 MHz a 3.700 MHz; e à mitigação de interferência na faixa de 3.700 MHZ a 4.200 MHz”, afirma o conselheiro.
Está prevista para esta quarta-feira (27) uma reunião extraordinária do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi). Na ocasião, os integrantes vão deliberar sobre a autorização para as cidades.
Nova geração de internet móvel promete velocidade ultrarrápida, avanços nos dispositivos conectados
De imediato, as pessoas que se conectarem na rede irão experimentar uma velocidade maior para baixar e enviar arquivos pelo celular e menos atraso em videochamadas. Isso porque o 5G pode ser até 100 vezes mais rápido do que as conexões 4G e terá a chamada baixa latência (um tempo mínimo de resposta, responsável pelo “delay” que acontece em ligações).
A tecnologia nem sempre vai atingir suas velocidades absolutas, mas a melhora deve ser significativa. Apesar das cidades receberem a tecnologia em breve, somente os aparelhos que estão prontos para o 5G poderão usufruir da nova banda de velocidade. Além disso, será preciso entrar em contato com a sua operadora para ter um plano de dados compatível.