Simecs faz novo levantamento sobre emissões de carbono no setor
Entidade, em parceria com o SENAI RS, começa em agosto diagnóstico ampliado com empresas associadas, e os dados serão conhecidos na 3ª Electric Move

O diagnóstico permitirá a formulação de um plano de ação visando a modernização e transição para tecnologias de baixo carbono e de maior eficiência energética.
O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs), em parceria com o SENAI RS, começa nos próximos dias um levantamento ainda mais abrangente sobre a emissão de gases de efeito estufa de suas empresas associadas. Como parte do Projeto de Descarbonização da entidade, a iniciativa pretende alcançar uma amostragem representativa do setor. O diagnóstico permitirá a formulação de um plano de ação visando a modernização e transição para tecnologias de baixo carbono e de maior eficiência energética.
A previsão é que o resultado do levantamento seja divulgado durante a realização da 3ª Electric Move Brasil, Feira de Mobilidade Elétrica, Descarbonização e Transição Energética, que acontecerá de 6 a 8 de novembro, no Parque da Festa da Uva em Caxias do Sul. O evento possibilitará aproximar a indústria das novas tecnologias e do que há de mais inovador no uso de energias limpas, conectando as empresas com fornecedores, estudos e pesquisas da área.
“A intenção é obter informações relevantes para criar planos de ação e articular junto aos governos municipal, estadual e federal e instituições parceiras algumas alternativas para empresas adaptarem seus negócios e fazerem essa transição”, diz o presidente do Simecs, Ubiratã Rezler. “A própria Electric Move é uma grande oportunidade para estarmos bem mais próximos do que existe de alternativas energéticas atuais e mais adequadas aos nossos negócios”, acrescenta. O dirigente lembra que é fundamental que os empresários olhem para essa tendência para crescer e desenvolver seus negócios de forma mais competitiva, alinhada ao mercado e suas exigências.
Preparativos à coleta de dados
O diagnóstico, em etapas, contemplará visitas técnicas para identificação das fontes de emissão e para geração de informações, acompanhamento da coleta de dados e posterior cálculo de emissões, o GHG protocol, seguindo as normas técnicas brasileiras. Ao final, as empresas receberão um relatório individualizado, e o Simecs os dados setoriais consolidados.
O levantamento que será feito agora complementa uma sondagem anterior, feita em 2023, quando participaram 74 empresas de pequeno, médio e grande portes dos 17 municípios e setores de abrangência do Simecs, por meio de formulário online.
SOBRE O SIMECS
Com 67 anos de atuação, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs) é uma das maiores entidades patronais do Sul do país. Reúne empresas que, juntas, respondem por 73 mil postos de trabalho e um faturamento anual de R$ 50 bilhões. Dentre suas prioridades de atuação estão o impulso à inovação e à competitividade da indústria, a representação dos associados junto às instâncias políticas e econômicas e o incentivo à expansão dos negócios regionais nos mercados nacional e internacional. A sua base reúne os seguintes municípios: Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Cotiporã, Garibaldi, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Guabiju, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Protásio Alves, São Marcos, São Jorge, Veranópolis, Vila Flores e Vista Alegre do Prata.