/apidata/imgcache/db746b92d4b56a00aaf7d89589a197c7.png
/apidata/imgcache/6489286f0535723f1bc933597a4c23f2.png

Semana da Pátria 2025 inicia em São Marcos com programação especial alusiva aos 150 anos da imigração italiana

Desfile Cívico será no dia 6 de setembro, a partir das 14h, na Rua Osvaldo Aranha, com transmissão ao vivo pelo YouTube do São Marcos Online

Atualizado em 01/09/2025 às 11:09, por Angelo Batecini.

Comunidade reunida na Praça Dante Marcucci, em São Marcos, durante a abertura da Semana da Pátria 2025, com pressa das bandeiras do Brasil, Rio Grande do Sul e município. Foto: Juarez Marcante/prefeitura

Comunidade reunida na Praça Dante Marcucci, em São Marcos, durante a abertura da Semana da Pátria 2025, com pressa das bandeiras do Brasil, Rio Grande do Sul e município. Foto: Juarez Marcante/prefeitura

A Prefeitura de São Marcos, por meio da Secretaria de Educação, abriu oficialmente nesta segunda-feira (1º) as atividades da Semana da Pátria 2025, que seguem até o dia 7 de setembro. O tema deste ano é “Raízes fortes, caminhos firmes”, em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, resgatando valores culturais, históricos e de civismo que marcam a identidade da comunidade são-marquense.

Todos os dias, até domingo, a Praça Dante Marcucci será palco dos atos de hasteamento das bandeiras às 8h e arriamento às 16h30, conduzidos por escolas, entidades e autoridades locais. Além das solenidades, durante a semana, escolas municipais, estaduais e de educação infantil apresentam atividades culturais e artísticas alusivas à data, envolvendo alunos nos dois turnos.

/apidata/imgcache/db70bb38ae72ffaa0c15575500b93601.png

As atividades, hoje, ficaram a cargo da EEEF Giacomo Sandri, EEEF Ruy Henrique Nicoletti, EMEF Demétrio Moreira da Luz e EMEI Criança Feliz. Confira programação completa, abaixo.

Desfile Cívico no sábado, com transmissão ao vivo

O ponto alto da programação será o Desfile Cívico, que acontece no sábado, 6 de setembro, a partir das 14h, na Rua Osvaldo Aranha, em frente à Igreja Matriz. A atividade reunirá escolas municipais, estaduais e particulares, forças de segurança, entidades sociais, grupos culturais e religiosos, além de bandas marciais convidadas que prometem dar brilho especial ao evento.

Entre os participantes confirmados estão o Grupo de Artilharia Antiaérea, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, APAE, CTGs, Lions Clube, associações comunitárias, agricultura familiar e vinícolas, além da Banda Municipal de São Marcos e bandas convidadas, como a do Colégio Murialdo de Caxias do Sul e a Banda Cristóvão de Mendonça.

Transmissão ao vivo pelo São Marcos Online

/apidata/imgcache/1fd4dd12a135f2a49158fe1f91cb23cf.png

Assim como em edições anteriores, em 2025, o São Marcos Online se compromete em levar o Desfile Cívico a quem não puder acompanhar presencialmente. Toda a programação do dia será transmitida ao vivo pelo canal do portal no YouTube, ampliando o alcance do evento e permitindo que familiares e amigos de outras cidades também participem, mesmo à distância.

Valorização da história e das tradições

Para a secretária municipal de Educação, Elemara Borghetti, a Semana da Pátria é um momento de união da comunidade em torno de valores fundamentais:

“A Semana da Pátria é um momento de valorização da história, do civismo e das tradições, reunindo a comunidade em torno do respeito à pátria e ao legado cultural que molda a identidade são-marquense.”

Programação da Semana da Pátria 2025 em São Marcos

/apidata/imgcache/521ec81c01718c180929d2b052e93fce.png

As solenidades iniciaram nesta segunda-feira, 1º de setembro, com o hasteamento das bandeiras às 8h e o arriamento às 16h30, ambos na Praça Dante Marcucci. Durante a semana, escolas municipais e estaduais se revezam na condução dos protocolos e apresentações culturais.

No dia 1º de setembro (segunda-feira), as atividades ficaram a cargo da EEEF Giacomo Sandri, EEEF Ruy Henrique Nicoletti, EMEF Demétrio Moreira da Luz e EMEI Criança Feliz.

Na terça-feira (2/09), participaram a EMEF Antonio Pessini, a APAE, a EMEF Maranhão e a EMEI Amor Perfeito.

Na quarta-feira (3/09), o hasteamento e apresentações envolveram a EMEF Francisco Doncatto, a EMEI Pingo de Gente e o Colégio Mutirão São Marcos, além de alunos das oficinas de dança.

Na quinta-feira (4/09), a programação contou com a EEEF Orestes Manfro, a EMEF Dom José Baréa e a EMEI Ternura.

/apidata/imgcache/6ab4f0e8b4287808ccf7582ab7f7b6fd.png

Na sexta-feira (5/09), participaram a EEEF Monteiro Lobato, o grupo Impulso São Marcos, o Colégio São Marcos e a Escola de Educação Infantil Primeiros Passos.

No sábado (6/09), o hasteamento das bandeiras será feito por entidades parceiras e autoridades, enquanto o arriamento ficará sob responsabilidade do Grupo de Escoteiros Tabajara e autoridades locais.

O grande destaque será o Desfile Cívico, marcado para o sábado, 6 de setembro, às 14h, na Rua Osvaldo Aranha, em frente à Igreja Matriz. Estão confirmadas as participações do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Escoteiros Tabajara, APAE, escolas de educação infantil, municipais, estaduais e particulares, além de bandas marciais e entidades comunitárias, culturais e religiosas.

/apidata/imgcache/41c488d9a57a79f3e217093acf806621.png

Entre as atrações confirmadas estão ainda a Banda Marcial do Colégio Murialdo de Caxias, Banda Emílio Meyer, Banda Municipal de São Marcos, Banda Cristóvão de Mendonça, CTGs Porteira da Serra e Tio Carlo, além dos Piquetes de Laçadores de São Marcos. Também participam associações, igrejas, grupos de motoristas, agricultura familiar, agroindústrias, Lions Clube e projetos sociais.

No domingo (7/09), data que encerra a programação, o hasteamento e arriamento das bandeiras será conduzido pela Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e autoridades locais, com participação da comunidade em geral.