/apidata/imgcache/db746b92d4b56a00aaf7d89589a197c7.png
/apidata/imgcache/6489286f0535723f1bc933597a4c23f2.png

Semana da Pátria 2025 inicia em São Marcos com programação especial alusiva aos 150 anos da imigração italiana

Desfile Cívico será no dia 6 de setembro, a partir das 14h, na Rua Osvaldo Aranha, com transmissão ao vivo pelo YouTube do São Marcos Online

Atualizado em 01/09/2025 às 11:09, por Angelo Batecini.

Semana da Pátria 2025 inicia em São Marcos com programação especial alusiva aos 150 anos da imigração italiana

Comunidade reunida na Praça Dante Marcucci, em São Marcos, durante a abertura da Semana da Pátria 2025, com pressa das bandeiras do Brasil, Rio Grande do Sul e município. Foto: Juarez Marcante/prefeitura

A Prefeitura de São Marcos, por meio da Secretaria de Educação, abriu oficialmente nesta segunda-feira (1º) as atividades da Semana da Pátria 2025, que seguem até o dia 7 de setembro. O tema deste ano é “Raízes fortes, caminhos firmes”, em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, resgatando valores culturais, históricos e de civismo que marcam a identidade da comunidade são-marquense.

Todos os dias, até domingo, a Praça Dante Marcucci será palco dos atos de hasteamento das bandeiras às 8h e arriamento às 16h30, conduzidos por escolas, entidades e autoridades locais. Além das solenidades, durante a semana, escolas municipais, estaduais e de educação infantil apresentam atividades culturais e artísticas alusivas à data, envolvendo alunos nos dois turnos.

/apidata/imgcache/c9086ef94dad4d18574aac51a8a0b2ce.png

As atividades, hoje, ficaram a cargo da EEEF Giacomo Sandri, EEEF Ruy Henrique Nicoletti, EMEF Demétrio Moreira da Luz e EMEI Criança Feliz. Confira programação completa, abaixo.

Desfile Cívico no sábado, com transmissão ao vivo

O ponto alto da programação será o Desfile Cívico, que acontece no sábado, 6 de setembro, a partir das 14h, na Rua Osvaldo Aranha, em frente à Igreja Matriz. A atividade reunirá escolas municipais, estaduais e particulares, forças de segurança, entidades sociais, grupos culturais e religiosos, além de bandas marciais convidadas que prometem dar brilho especial ao evento.

Entre os participantes confirmados estão o Grupo de Artilharia Antiaérea, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, APAE, CTGs, Lions Clube, associações comunitárias, agricultura familiar e vinícolas, além da Banda Municipal de São Marcos e bandas convidadas, como a do Colégio Murialdo de Caxias do Sul e a Banda Cristóvão de Mendonça.

Transmissão ao vivo pelo São Marcos Online

/apidata/imgcache/521ec81c01718c180929d2b052e93fce.png

Assim como em edições anteriores, em 2025, o São Marcos Online se compromete em levar o Desfile Cívico a quem não puder acompanhar presencialmente. Toda a programação do dia será transmitida ao vivo pelo canal do portal no YouTube, ampliando o alcance do evento e permitindo que familiares e amigos de outras cidades também participem, mesmo à distância.

Valorização da história e das tradições

Para a secretária municipal de Educação, Elemara Borghetti, a Semana da Pátria é um momento de união da comunidade em torno de valores fundamentais:

“A Semana da Pátria é um momento de valorização da história, do civismo e das tradições, reunindo a comunidade em torno do respeito à pátria e ao legado cultural que molda a identidade são-marquense.”

Programação da Semana da Pátria 2025 em São Marcos

/apidata/imgcache/1bdafa2166b14962cb7735c80fd0ebfb.png

As solenidades iniciaram nesta segunda-feira, 1º de setembro, com o hasteamento das bandeiras às 8h e o arriamento às 16h30, ambos na Praça Dante Marcucci. Durante a semana, escolas municipais e estaduais se revezam na condução dos protocolos e apresentações culturais.

No dia 1º de setembro (segunda-feira), as atividades ficaram a cargo da EEEF Giacomo Sandri, EEEF Ruy Henrique Nicoletti, EMEF Demétrio Moreira da Luz e EMEI Criança Feliz.

Na terça-feira (2/09), participaram a EMEF Antonio Pessini, a APAE, a EMEF Maranhão e a EMEI Amor Perfeito.

Na quarta-feira (3/09), o hasteamento e apresentações envolveram a EMEF Francisco Doncatto, a EMEI Pingo de Gente e o Colégio Mutirão São Marcos, além de alunos das oficinas de dança.

Na quinta-feira (4/09), a programação contou com a EEEF Orestes Manfro, a EMEF Dom José Baréa e a EMEI Ternura.

/apidata/imgcache/1fd4dd12a135f2a49158fe1f91cb23cf.png

Na sexta-feira (5/09), participaram a EEEF Monteiro Lobato, o grupo Impulso São Marcos, o Colégio São Marcos e a Escola de Educação Infantil Primeiros Passos.

No sábado (6/09), o hasteamento das bandeiras será feito por entidades parceiras e autoridades, enquanto o arriamento ficará sob responsabilidade do Grupo de Escoteiros Tabajara e autoridades locais.

O grande destaque será o Desfile Cívico, marcado para o sábado, 6 de setembro, às 14h, na Rua Osvaldo Aranha, em frente à Igreja Matriz. Estão confirmadas as participações do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Escoteiros Tabajara, APAE, escolas de educação infantil, municipais, estaduais e particulares, além de bandas marciais e entidades comunitárias, culturais e religiosas.

/apidata/imgcache/6ab4f0e8b4287808ccf7582ab7f7b6fd.png

Entre as atrações confirmadas estão ainda a Banda Marcial do Colégio Murialdo de Caxias, Banda Emílio Meyer, Banda Municipal de São Marcos, Banda Cristóvão de Mendonça, CTGs Porteira da Serra e Tio Carlo, além dos Piquetes de Laçadores de São Marcos. Também participam associações, igrejas, grupos de motoristas, agricultura familiar, agroindústrias, Lions Clube e projetos sociais.

No domingo (7/09), data que encerra a programação, o hasteamento e arriamento das bandeiras será conduzido pela Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e autoridades locais, com participação da comunidade em geral.