São-marquense Rubiane Guerra recebe Prêmio Internacional de Letras e Artes em Balneário Camboriú
Autora e professora de São Marcos soma mais um reconhecimento internacional à sua trajetória literária, em um ano marcado por prêmios no Brasil, Portugal e Chile

A escritora e professora são-marquense Rubiane Guerra sorrindo e segurando o troféu do Prêmio Internacional de Letras e Artes, recebido em Balneário Camboriú. Foto: arquivo pessoal.
A autora e professora Rubiane Guerra, natural de São Marcos, foi homenageada no último sábado (30), em Balneário Camboriú (SC), com o Prêmio Internacional de Letras e Artes, durante noite de gala que reuniu escritores e personalidades da cultura do Brasil e de Portugal. A distinção reconhece autores que contribuem significativamente para a literatura, com excelência e dedicação ao ofício.
Rubiane recebeu o prêmio das mãos de Pietro Costa, patrono do evento, e de Izadora Valladares, diretora da Editora Mágico de OZ, ao lado de outros 20 escritores premiados. A consagração veio em virtude das diversas participações da são-marquense em projetos literários da editora, especialmente em antologias.
No dia anterior, sexta-feira (29), também em Balneário Camboriú, ocorreu o lançamento da coletânea “Superar é um ato de coragem”, que traz uma crônica assinada por Rubiane sobre os desafios, dificuldades e alegrias vividas em sala de aula.
“Foi uma noite de gala lindíssima, com várias pessoas importantes das artes e da literatura que contribuem para o enriquecimento da nossa literatura. Muitas interações puderam ser realizadas e novas oportunidades de projetos surgiram”, destacou a escritora, ao São Marcos Online.
Reconhecimento internacional em 2024
O prêmio recebido em Santa Catarina soma-se a outras conquistas marcantes da autora neste ano. Entre elas, o Prêmio Machado de Assis de Excelência e Inovação (Rio de Janeiro, janeiro), o Prêmio de Excelência Carioca (Bienal do Livro do Rio, junho), o Mulheres de Destaque Olodum (Salvador, junho), a Comenda Pablo Neruda (Chile, julho) e o título de Destaque na Literatura de 2024 (Lisboa, Portugal).
Algumas dessas solenidades Rubiane não pôde acompanhar presencialmente, mas recebeu os reconhecimentos no Brasil. “Todos os prêmios e comendas que participei foram devido a algum texto publicado. No Chile, por exemplo, publiquei dois textos em espanhol em antologias. Além da premiação, é sempre uma grande oportunidade de conhecer novos autores e conviver com a literatura de diferentes lugares do mundo”, comentou.
Além da parceria com a Editora Mágico de OZ, a são-marquense também se destacou junto à Editora Lura. Seu conto publicado na antologia “As mil e uma noites” conquistou o segundo lugar entre mais de 500 inscritos, com a premiação entregue na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro.
Projetos em andamento
Para o segundo semestre de 2024, Rubiane já tem novos compromissos literários confirmados. Em setembro, participará de placas literárias na Romênia, e em outubro estará presente na Feira do Livro de Porto Alegre, com a publicação em nova antologia.