São Marcos participou de reunião regional sobre projeto antigranizo em Caxias do Sul
Prefeito Adiló e o Vice Néspolo recepcionaram prefeitos e secretários de 14 cidades na última quinta-feira.

Prefeito Adiló e o Vice Néspolo recepcionaram prefeitos e secretários de 14 cidades na última quinta-feira.
O Prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, e o Vice-prefeito, Edson Néspolo, recepcionaram na tarde desta quinta-feira (07/02) prefeitos e secretários de 14 municípios da Serra Gaúcha, incluindo representantes de São Marcos, para mais uma etapa do estudo sobre o projeto antigranizo. O encontro aconteceu na Prefeitura de Caxias e contou com a presença de autoridades municipais e estaduais, além de representantes de sindicatos e associações rurais.
Além de São Marcos, participaram prefeitos e secretários de Nova Pádua, Flores da Cunha, Veranópolis, Nova Roma do Sul, o prefeito em exercício de Bento Gonçalves, além de representantes de Monte Belo do Sul, Ipê, Farroupilha, Antônio Prado, Campestre da Serra, Garibaldi, Cotiporã e Pinto Bandeira.
Durante a reunião, o secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Caxias do Sul, Rudimar Menegotto, apresentou uma estimativa de custos para a instalação e manutenção do sistema antigranizo. O objetivo é dissipar nuvens de granizo identificadas a partir de radares, protegendo tanto a fruticultura quanto o território urbano e rural. Também foi debatido o formato de rateio dos custos entre os municípios, considerando áreas de produção e extensão territorial.
O Prefeito Adiló destacou a importância da união entre os municípios que enfrentam prejuízos recorrentes com o granizo. Ele sugeriu a criação de uma comissão para buscar apoio junto ao governo do Estado. A próxima reunião sobre o tema foi agendada para o dia 07 de março.
Somente nos primeiros dias de 2025, Caxias do Sul já registrou quatro episódios de granizo fora de estação, causando sérios prejuízos a produtores de ameixa, cáqui, uva e pêssego em localidades como Bevilacqua, Terceira Légua, Segunda Légua e Fazenda Souza. Em Bevilacqua, por exemplo, 1,5 hectare de ameixa foi destruído em apenas 10 minutos de granizo, resultando em um grande prejuízo para o produtor.
O projeto está em pauta desde meados de 2024, quando a empresa catarinense AGF Antigranizo Fraiburgo apresentou a tecnologia para as prefeituras da região, em uma reunião anterior realizada também em Caxias.
Convite para a Festa das Colheitas 2025
Aproveitando a presença dos representantes regionais, o Prefeito Adiló entregou o convite oficial para a abertura da Festa das Colheitas 2025, que ocorrerá às 14h do dia 07 de março, no Parque da Festa da Uva. Os convidados receberam um kit com produtos típicos de Caxias do Sul – uva, maçã e tomate – junto ao convite elaborado pela comissão organizadora do evento.
