Sábado começou com neve fraca em São José dos Ausentes e garoa com muito frio em Gramado e Canela
A manhã deste sábado tem chance de neve ainda nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul, especialmente entre Vacaria, São José dos Ausentes, Bom Jesus e Cambará do Sul (cotas de 900 m a 1200 m). Em altitudes menores (600 m a 900 m), na Serra Gaúcha, chance maior de chuva congelada.

São Francisco de Paula, nos Campos de Cima da Serra, tinha nevoeiro, neblina, garoa e frio de 5ºC no meio da tarde desta sexta-feira | ADÃO SAMIR EGER
O sábado é de frio intenso nas áreas de maior altitude do Rio Grande do Sul com garoa, neblina e precipitação de neve na região dos Campo de Cima da Serra, confirmando o prognóstico da MetSul Meteorologia.
Em São José dos Ausentes, a 1200 metros de altitude, nos Campos de Cima da Serra, uma tímida precipitação de neve começou por volta das 5h deste sábado e seguia fraca e misturada à chuva congelada no começo da manhã em pontos do município. A temperatura no início da manhã deste sábado em São José dos Ausentes, conforme dados de estações automáticas no município, chegavam a 0ºC na cidade de maior altitude do Rio Grande do Sul.
A neve decorre da interação entre a circulação de umidade de uma área de baixa pressão que está no Atlântico, a Leste do Sul do Brasil, e uma massa de ar polar de trajetória continental que avança pelo interior do continente.
Na região entre Gramado, Canela e São Francisco de Paula, o começo deste sábado era de céu encoberto com garoa, chuva leve, nevoeiro e temperatura entre 2ºC e 3ºC nestes municípios.
Conforme a análise da MetSul Meteorologia, a manhã deste sábado tem chance de neve ainda nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul, especialmente entre Vacaria, São José dos Ausentes, Bom Jesus e Cambará do Sul (cotas de 900 m a 1200 m). Em altitudes menores (600 m a 900 m), na Serra Gaúcha, chance maior de chuva congelada.
Amanhã, com o avanço de ar mais seco, a cobertura de nuvens será menor e cessam as condições para a neve com o sol aparecendo em todas as regiões gaúchas e catarinenses. O começo da semana terá geada em cidades serranas do Rio Grande do Sul.