/apidata/imgcache/db746b92d4b56a00aaf7d89589a197c7.png
/apidata/imgcache/6489286f0535723f1bc933597a4c23f2.png

Queen – Um Legado Sinfônico encanta cerca de 11 mil pessoas no 18º Concerto da Primavera

Promovido pela Unimed Serra Gaúcha, UCS e Secretaria Municipal da Cultura, festival transformou clássicos do rock em versões orquestradas, com a participação da UCS Orquestra regida pelo maestro Manfredo Schmiedt, acompanhado do solista Beto Vianna

Atualizado em 29/09/2025 às 09:09, por Liliane Cioato.

Queen – Um Legado Sinfônico encanta cerca de 11 mil pessoas no 18º Concerto da Primavera

Cerca de 11 mil pessoas prestigiaram o 18º Concerto da Primavera na manhã deste domingo (28), em Caxias do Sul.| Créditos: Bruno Zulian, divulgação

A harmonia da primavera foi regida ao som de clássicos do rock internacional e nem mesmo o céu nublado e a chuva tiraram o embalo de uma plateia calorosa. Foi assim que o estacionamento do Campus-Sede da Universidade de Caxias do Sul se transformou em um grande palco de celebração neste domingo (28). Cerca de 11 mil pessoas prestigiaram o 18º Concerto da Primavera, que trouxe como temática Queen – Um Legado Sinfônico. O evento gratuito é uma promoção da Unimed Serra Gaúcha, Universidade de Caxias do Sul e Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul.

/apidata/imgcache/1fd4dd12a135f2a49158fe1f91cb23cf.png

Sob a direção artística e regência do maestro Manfredo Schmiedt, a UCS Orquestra apresentou uma seleção dos maiores sucessos da icônica banda britânica. Clássicos como Bohemian Rhapsody, We Will Rock You, Don’t Stop Me Now e We Are the Champions ganharam uma nova dimensão, harmonizados com os arranjos sinfônicos e os coros da Unimed e da UCS.

O cantor Beto Vianna foi o solista convidado e, junto aos coros, conduziu o público a cantar e se emocionar junto em diversos momentos, como na canção Love of My Life. Tradição no concerto, o público pediu bis e foi brindado com We Are the Champions, encerrando a manhã em coro com milhares de vozes

O público também aproveitou para apreciar o clima da estação, ocupando o espaço dos gramados e áreas sombreadas para curtir o momento com a família. Distribuição de água, chimarrão, protetor solar e atrações para crianças completaram o festival.

/apidata/imgcache/41c488d9a57a79f3e217093acf806621.png

O maestro Schmiedt exaltou o sucesso de mais uma edição e a presença do público que, mesmo com a instabilidade do clima, prestigiou o espetáculo.      

“Estávamos apreensivos com a previsão de chuva ao longo do dia, mas foi uma alegria ver o público comparecer em massa para prestigiar o concerto. Trocar essa energia com tantas pessoas é algo realmente sensacional e nos deixa muito felizes com o resultado. Já estamos pensando em algo muito especial para a próxima edição, para emocionar e surpreender novamente a comunidade”, destacou o maestro.

Durante a abertura, representantes da Unimed Serra Gaúcha e da Universidade de Caxias do Sul destacaram a importância de iniciativas culturais gratuitas e comemoraram mais uma edição do tradicional Concerto da Primavera.
 

/apidata/imgcache/c9086ef94dad4d18574aac51a8a0b2ce.png

O público foi embalado por clássicos como Bohemian Rhapsody, We Will Rock You, Love of My Life e Don’t Stop Me Now.

O presidente da Unimed Serra Gaúcha, Dr. André Leite, ressaltou que o concerto simboliza o compromisso da cooperativa com a comunidade.      

/apidata/imgcache/db70bb38ae72ffaa0c15575500b93601.png

“Para nós, da Unimed Serra Gaúcha, é um orgulho enorme estarmos presentes em mais um ano dessa trajetória, ao lado da UCS e de todos que acreditam na força desse evento. A primavera simboliza o renascimento, a esperança e a renovação dos sentimentos e esse é exatamente o espírito que queremos compartilhar com a comunidade. Somos uma cooperativa de médicos que tem como missão cuidar da vida das pessoas e, nesse compromisso, também está o incentivo à cultura e ao convívio comunitário”, exaltou.

O reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, deu as boas-vindas ao público e disse que a universidade estará sempre de portas abertas.    

/apidata/imgcache/521ec81c01718c180929d2b052e93fce.png

“Há 58 anos mantemos o compromisso de promover a formação integral. Essa formação envolve também a estética, a cultura, o cuidado, a beleza da natureza, os nossos museus e zoológico. Há 18 anos, temos a felicidade de contar com a parceria da Unimed para fortalecer essa missão, levando à comunidade um espetáculo que une arte, cultura e convivência”, finalizou.

Com 18 edições já realizadas, o Concerto da Primavera consolida-se como um dos eventos culturais mais aguardados da região, reunindo gerações e celebrando a música como linguagem universal. E a organização já convida o público a marcar na agenda: em 2026, a magia da música e da primavera voltará a Serra Gaúcha em mais uma edição inesquecível.