Por que das 7h às 17h? Restrições na BR-116 em São Marcos são por segurança, afirmam autoridades
Trecho no km 108 opera só durante o dia e será totalmente fechado em caso de muita chuva ou neblina.

Trecho no km 108 opera só durante o dia e será totalmente fechado em caso de muita chuva ou neblina. Km 112 segue liberado e o 96, perto da Ponte do Rio das Antas, em pare e siga com semáforo
As recentes restrições impostas na BR-116 entre São Marcos e Campestre da Serra são medidas essenciais para garantir a segurança dos motoristas, segundo autoridades locais. Devido aos intensos danos causados pelas chuvas, especialmente nos quilômetros 96 e 108, estas restrições são necessárias para evitar novos acidentes e proteger os usuários da via.
Justificativa para as restrições horárias:
Diversos questionamentos da comunidade sobre os horários de fechamento do km 108 motivaram a reportagem do São Marcos Online (SMO) a procurar explicações das autoridades competentes. O chefe do departamento do Dnit em Vacaria, Daniel Benck, e o chefe da 5ª delegacia da PRF com sede em Caxias do Sul, esclareceram que a restrição de horário é uma medida de segurança fundamentada nas condições de visibilidade e na sinuosidade do trecho comprometido.
“Os horários de restrição foram estipulados exclusivamente para garantir a segurança dos motoristas. A visibilidade durante o dia permite uma melhor percepção dos riscos e das condições da estrada, algo que não ocorre à noite. Além disso, o trecho ainda está suscetível a novos desmoronamentos devido às chuvas incessantes”, afirmou Daniel Benck.
A prefeitura de São Marcos e os órgãos envolvidos reforçam seu compromisso com a segurança de todos os usuários da via. “A segurança dos motoristas é nossa prioridade. As medidas adotadas visam minimizar os riscos em um trecho que ainda está vulnerável”, acrescentou o chefe da PRF.
Situação atual da BR-116:
- Km 96: Próximo à ponte sobre o Rio das Antas, o tráfego opera em sistema de pare e siga controlado por semáforos. Neste trecho, houve grandes deslizamentos nos últimos dias, tornando necessária a redução da pista. A movimentação é alternada, com apenas um veículo passando por vez.
- Km 108: Este trecho sofreu grandes deslocamentos de terra, ocasionando rachaduras significativas na pista e um desnível de aproximadamente 2 metros. O trânsito está liberado apenas das 7h às 17h para veículos menores de 20 metros e somente em dias de pouca chuva. Em dias de chuva intensa ou neblina, o trecho será totalmente fechado por questões de segurança. O bloqueio total desde a primeira semana de maio foi necessário para nivelamento e análise pelo Dnit, e a liberação ocorreu nesta quarta-feira (22).
- Km 112 (parte urbana de São Marcos): Embora também tenha apresentado rachaduras, o tráfego está liberado sem restrições.
Alternativas de desvio:
Durante os horários e dias em que o km 108 estiver fechado, os motoristas podem utilizar as estradas vicinais das linhas Santana e Tiradentes como rotas alternativas. Essas estradas, embora também tenham sofrido impactos, estão sendo mantidas com brita e suportam o tráfego desviado.
Recomendações aos motoristas:
- Reduzir a Velocidade: A pista molhada e os trechos com deslizamentos exigem direção mais lenta e cautelosa.
- Atenção Redobrada: Fique atento às sinalizações e aos possíveis obstáculos na estrada.
- Evitar Viagens Desnecessárias: Se possível, adie viagens durante períodos de mau tempo.
A BR-116 é vital para a região, e os esforços para sua manutenção e segurança continuam intensos. Motoristas, colaborem seguindo as orientações e utilizando as rotas alternativas quando necessário. Vamos juntos garantir a segurança e superar este período desafiador.