/apidata/imgcache/db746b92d4b56a00aaf7d89589a197c7.png
/apidata/imgcache/6489286f0535723f1bc933597a4c23f2.png
/apidata/imgcache/82f987f3939054a6d9fc18ca763064bf.jpeg

Planejamento estratégico deve ser a tônica da gestão Volmir e Fabi com criação do Conselho Gestor em São Marcos

Sob o comando da Secretária Nilva Rech, a restrição da Secretaria de Planejamento e a criação de um Conselho Gestor Consultivo no município, detonam uma abordagem com foco em projetos estruturantes e desenvolvimento a longo prazo. Confira entrevista.

Atualizado em 30/07/2025 às 12:07, por Angelo Batecini.

Planejamento estratégico deve ser a tônica da gestão Volmir e Fabi com criação do Conselho Gestor em São Marcos

O prefeito Volmir Rech e a vice Fabiana Dutra de Oliveira sorriem e fazem o sinal de paz com as mãos, tendo a cidade de São Marcos ao fundo, sob um céu claro. Foto: divulgação.

São Marcos está vivenciando uma transformação na forma como sua gestão municipal é conduzida, com um foco inédito no planejamento estratégico de longo prazo. A Secretária de Planejamento, Nilva Rech Stédille, em entrevista, detalhou as mudanças e a importância da estruturação de sua pasta, que agora irá contas com um time dedicado e a colaboração de um Conselho Gestor consultivo.

Historicamente, a Secretaria de Planejamento de São Marcos operava com recursos limitados, contando com apenas uma pessoa em sua equipe. Reconhecendo a necessidade de uma estrutura mais robusta para um planejamento eficaz, a atual gestão investiu na reestruturação da pasta. "Não há uma frente que não esteja sendo contemplada", afirmou a Secretária Nilva, destacando que a secretaria agora atua em todas as áreas, discutindo prioridades e projetos com cada secretário, sempre alinhados ao plano de governo.

Essa nova abordagem permite que grandes projetos sejam elaborados com uma ferramenta de planejamento que considera a viabilidade, o tempo de execução e os responsáveis por cada etapa. A Secretária enfatizou a importância de ter "várias cabeças" pensando no futuro do município, em contraste com a visão limitada de uma única pessoa.

O Conselho Gestor: expertise a serviço do município

Um dos pilares dessa nova era de planejamento é a criação de um Conselho Gestor consultivo. Este conselho será composto por especialistas de diversas áreas, sem ligação profissional direta com a prefeitura, mas dispostos a colaborar no desenvolvimento do município. "Teremos reuniões sistemáticas e ele fará parte da estrutura do planejamento", explicou Nilva, ressaltando que, embora ainda em processo de oficialização, o conselho já está ativo e contribuindo com seu expertise.

O objetivo é que esse conselho traga uma visão externa e especializada para o planejamento geral, garantindo que as decisões sejam tomadas com base em conhecimento técnico e experiência. A ideia é que essa estrutura seja permanente, assegurando a continuidade e a qualidade do planejamento, independentemente das mudanças de gestão.

Projetos estruturantes e visão de futuro

A Secretária de Planejamento mencionou a elaboração de uma vasta listagem de projetos, que incluem desde iniciativas previstas no plano de governo até aquelas que emergiram como necessidades urgentes, como o investimento em tecnologias de informação. Essa lista abrange projetos de todos os tamanhos – macro, grandes, médios e pequenos – pois "todos são importantes e têm a sua importância".

Um exemplo notável desse planejamento é a criação do projeto de macrodrenagem do arroio Gravatá, uma iniciativa inédita para São Marcos. O Prefeito Volmir Rech destacou a importância desse projeto para prevenir alagamentos e proteger a cidade. Além disso, foram mencionados grandes projetos como "São Marcos Mais Segura" e "Habitar São Marcos", com um edital já em andamento para a construção de 20 novas casas.

Essa abordagem estratégica, com a reestruturação da Secretaria de Planejamento e a criação do Conselho Gestor, é um tanto ousada, mas indispensável para uma sociedade pujante e com enorme potencial de desenvolvimento, como a de São Marcos.