Mangueira vencida há 7 anos ocasiona vazamento de gás em UBS de São Marcos
Bombeiros foram acionados para atendimento no inicio da manhã desta terça-feira (18). Mangueira estava vencida desde maio de 2017 Por volta das 7h30 desta terça-feira, os bombeiros de São Marcos atenderam a um vazamento de gás na unidade básica de saúde (UBS) do bairro Francisco Doncatto, em São Marcos.

Bombeiros foram acionados para atendimento no inicio da manhã desta terça-feira (18). Mangueira estava vencida desde maio de 2017
Por volta das 7h30 desta terça-feira, os bombeiros de São Marcos atenderam a um vazamento de gás na unidade básica de saúde (UBS) do bairro Francisco Doncatto, em São Marcos. Ao chegarem ao local, os bombeiros identificaram que a mangueira de um botijão de gás P13 causava o vazamento.
A equipe rapidamente removeu o botijão para a área externa e ventilou o local para evitar qualquer risco de ignição. A responsável foi orientada a solicitar à prefeitura a substituição da mangueira e da válvula, que estavam vencidas desde maio de 2017.
Apesar da gravidade da situação, felizmente não houve danos nem feridos. Contudo, o incidente destaca a importância da manutenção regular de equipamentos de gás.
Informação corrigida
Devido a um erro no registro do Corpo de Bombeiros, inicialmente a informação foi repassada como sendo na escola de educação infantil.
Por se tratar do mesmo terreno público onde está localizada a escola e a unidade básica de saúde houve o equívoco no registro. A notícia foi corrida pela equipe do São Marcos Online assim que soube do erro na informação. O que não minimiza o fato já que também se trata de um espaço público.
Perigos de usar mangueiras vencidas
Primeiramente, mangueiras vencidas são propensas a rachaduras e vazamentos, aumentando assim o risco de incêndios e explosões. Além disso, o gás pode se acumular em ambientes fechados, tornando qualquer faísca potencialmente fatal.
Equipamentos de gás com manutenção inadequada comprometem a segurança de todos. Portanto, em ambientes escolares, onde crianças estão presentes, a responsabilidade é ainda maior.
Por isso, a manutenção regular é essencial para garantir a segurança. A troca de mangueiras e válvulas deve ser feita conforme as recomendações dos fabricantes. Ademais, inspeções periódicas podem prevenir acidentes graves.