Instabilidade marca o Feriado Farroupilha, com calor e risco de temporais
No decorrer da tarde e da noite, a instabilidade ganha força e se espalha por diferentes regiões do Estado

Foto: São Marcos Online
O Rio Grande do Sul terá um 20 de setembro marcado por instabilidade atmosférica, segundo a MetSul Meteorologia. A manhã deste sábado deve começar com sol e nuvens em diversas cidades, o que deve permitir a realização de desfiles Farroupilhas sem chuva em diversos municípios. No entanto, no Oeste e em pontos do Sul, a chuva já aparece desde cedo.
No decorrer da tarde e da noite, a instabilidade ganha força e se espalha por diferentes regiões. A Metade Norte terá um dia de calor, com máximas em torno de 30°C, e a combinação de ar quente e úmido aumenta a chance de temporais isolados, acompanhados de chuva forte, descargas elétricas, rajadas de vento e granizo.
Instabilidade se intensifica no domingo
Embora o risco de tempo severo neste sábado não seja elevado, a MetSul alerta que o cenário se intensifica no domingo com a formação de um ciclone a Sudeste do Uruguai e a chegada de uma frente fria.
A madrugada de domingo já deve ter chuva forte no Oeste, Sul e Campanha, avançando para a maior parte do território gaúcho ao longo da manhã. Há possibilidade de precipitação intensa com alagamentos, especialmente em Porto Alegre e cidades do interior.
A instabilidade será reforçada por áreas de baixa pressão na Argentina e no Paraguai, que devem provocar pressão atmosférica muito baixa em várias regiões do estado.
A MetSul chama atenção para o risco de vendavais, com rajadas que podem superar 100 km/h em setores da Metade Norte, além de tempestades com granizo e grande número de raios.
Na segunda-feira, a chuva ainda deve permanecer em algumas áreas, mas o avanço de ar seco deve melhorar o tempo gradualmente em várias regiões.
A Defesa Civil estadual emitiu um aviso à população para as condições do tempo no final de semana.