Habemus Papam: fumaça branca anuncia eleição do novo Papa no Vaticano
Habemus Papam: fumaça branca anuncia a eleição do novo Papa no Vaticano, marcando um momento histórico para a Igreja Católica Na tarde desta quinta-feira (8), às 13h08 (horário de Brasília), a tradicional fumaça branca emergiu da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, sinalizando a eleição do novo Papa pela Igreja Católica.

Habemus Papam: fumaça branca anuncia a eleição do novo Papa no Vaticano, marcando um momento histórico para a Igreja Católica
Na tarde desta quinta-feira (8), às 13h08 (horário de Brasília), a tradicional fumaça branca emergiu da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, sinalizando a eleição do novo Papa pela Igreja Católica. A multidão reunida na Praça de São Pedro celebrou com entusiasmo o anúncio, que ocorreu após a quarta votação do conclave.
O conclave, iniciado em 7 de maio, reuniu 133 cardeais eleitores com menos de 80 anos, conforme as normas estabelecidas pela constituição apostólica Universi Dominici Gregis. A eleição do novo pontífice exigiu a obtenção de pelo menos dois terços dos votos.
A identidade e o nome papal do novo líder da Igreja Católica ainda não foram divulgados. O anúncio oficial será feito pelo cardeal protodiácono Dominique Mamberti, que proclamará a tradicional frase em latim “Habemus Papam!” (“Temos um Papa!”) da varanda central da Basílica de São Pedro.
Após o anúncio, o novo Papa fará sua primeira aparição pública, concedendo a bênção “Urbi et Orbi” (“à cidade e ao mundo”) aos fiéis presentes e aos que acompanham a transmissão ao redor do mundo.
Este conclave foi convocado após o falecimento do Papa Francisco em 21 de abril de 2025, aos 88 anos. A eleição do novo pontífice marca um momento significativo para a Igreja Católica, que aguarda com expectativa os próximos passos do novo líder espiritual.