Feira do Livro de São Marcos abre com intensa programação, atrações culturais e presença de escritores nesta quinta-feira
Primeiro dia reúne exposição literária, oficinas criativas, experiências com realidade virtual, atividades infantis, roda de conversa e encontros com escritores, além da abertura oficial e atrações culturais ao longo de toda a programação.
Fotos: São Marcos Online
A 16ª Feira do Livro de São Marcos iniciou nesta quinta-feira (9), abrindo oficialmente a programação de um dos principais eventos culturais do município. Realizada no Centro Recreativo Alexandre Zaniol, a feira segue até o dia 12 de abril com uma agenda diversificada voltada ao incentivo à leitura, à criatividade e ao acesso à cultura.
Com o tema “Desacelere: abra um livro e sonhe”, a edição de 2026 reforça a importância do hábito da leitura como ferramenta de desenvolvimento educacional e social, reunindo estudantes, professores e a comunidade em geral em uma programação que inclui palestras, oficinas, bate-papos com escritores e atividades interativas.
Primeiro dia tem programação intensa desde a manhã
A abertura da feira já começa movimentada nesta quinta-feira, com atividades ao longo de todo o dia. Entre os destaques está a Exposição Literária “Leminski”, que ocorre em dois períodos, além da experiência com óculos de realidade virtual, oferecendo ao público uma imersão inovadora no universo da leitura.
O público também poderá acompanhar a animação cultural com Pulguita e Timbico, voltada especialmente ao público infantil, além de uma série de atividades formativas e encontros com autores.
Logo pela manhã, ocorre a palestra-show “Na batida da Literatura”, com Chiquinho Divilas. Conhecido por unir música, ritmo e literatura em suas apresentações, Divilas desenvolve um trabalho que busca aproximar o público, especialmente crianças e jovens, do universo dos livros de forma lúdica e interativa. Sua proposta utiliza elementos da cultura popular e da musicalidade para despertar o interesse pela leitura, tornando o aprendizado mais dinâmico e envolvente.

Na sequência, a programação inclui a oficina “Cápsulas do Tempo”, com Andrigo Martins, além de bate-papo com o escritor Pedro Guerra e a oficina “Poesia na bolsa”, com Paulina Guimarães.
No período da tarde, a feira segue com roda de conversa com jovens leitores, além de novos encontros literários e oficinas.
Abertura oficial e destaque nacional
A cerimônia oficial de abertura está marcada para as 18h30, com apresentação da Banda Demétrio Moreira da Luz, marcando simbolicamente o início do evento.
Já no período da noite, um dos momentos mais aguardados do primeiro dia será o bate-papo com a escritora Letícia Wierzchowski, autora do romance “A Casa das Sete Mulheres”. Reconhecida nacionalmente, a autora construiu uma carreira sólida na literatura brasileira contemporânea, com obras que frequentemente abordam temas históricos, identidade e memória.
Publicada no início dos anos 2000, A Casa das Sete Mulheres ganhou grande projeção ao ser adaptada para a televisão, ampliando o alcance da obra e consolidando o nome de Wierzchowski no cenário literário. Durante o encontro, a escritora deve compartilhar experiências sobre seu processo criativo, trajetória na literatura e a relação entre história e ficção em suas obras.
Evento valoriza cultura e aproxima leitores
Feiras do livro são tradicionalmente espaços de difusão cultural, reunindo autores, leitores e editoras com o objetivo de promover o acesso à literatura e estimular o hábito da leitura em diferentes públicos.
Em São Marcos, a proposta segue essa linha, ampliando o contato da população com a literatura por meio de atividades acessíveis, interativas e educativas ao longo de quatro dias.
A expectativa é de grande participação já no primeiro dia, marcando o início de mais uma edição que busca conectar conhecimento, imaginação e comunidade por meio dos livros.











