Defesa Civil emite alerta para temporais intensos no Rio Grande do Sul neste fim de semana
Centro de monitoramento emitiu um aviso meteorológico alertando para a possibilidade de temporais intensos em diversas regiões do Estado entre sábado (27) e segunda-feira (29)
Imagem: Defesa Civil
O Centro de Monitoramento da Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um aviso meteorológico alertando para a possibilidade de temporais intensos em diversas regiões do Estado entre sábado (27) e segunda-feira (29). O cenário é provocado pelo avanço de uma frente fria, que favorece a formação de tempestades com chuva forte a pontualmente intensa, granizo e rajadas de vento que podem ultrapassar 90 km/h.
No sábado (27), os temporais devem se formar inicialmente na região da Campanha, próxima à fronteira com o Uruguai, além do Sul do Estado. Ao longo da manhã, as instabilidades avançam para a Campanha, Sul, Costa Doce e Litoral Médio, com previsão de chuva intensa e granizo isolado. Durante a tarde e a noite, as tempestades tendem a se espalhar para as demais regiões gaúchas, mantendo o risco de ventos fortes e queda de granizo.
Os volumes de chuva previstos variam entre 20 e 75 milímetros por dia, com pontuais acima de 100 mm/dia em áreas da Campanha, Centro e Sul do Estado. Em alguns pontos, os acumulados podem ultrapassar 80 mm em apenas três horas, aumentando o risco de alagamentos e enxurradas.
No domingo (28), ainda há condição para temporais no Oeste e Missões durante a madrugada, com intensificação a partir da tarde nessas regiões. As instabilidades avançam em direção ao Centro, Vales, Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA) e áreas da metade Norte, mantendo o risco de chuva intensa, rajadas de vento acima de 90 km/h e granizo. Os acumulados seguem entre 20 e 75 mm/dia, podendo chegar a 90 mm/dia no Oeste, Missões, Noroeste e Centro.
Já na segunda-feira (29), a tendência é de temporais isolados no período da tarde, especialmente no Noroeste e Norte do Estado, com chuva forte, granizo isolado e volumes entre 20 e 40 mm/dia, podendo alcançar 75 mm/dia em pontos do Norte.
Ao final do período de alerta, a Defesa Civil estima acumulados entre 20 e 120 mm em todo o Rio Grande do Sul, com possibilidade de valores superiores a 150 mm em áreas do Oeste, Missões, Noroeste, Centro, além de pontos da Costa Doce e da Campanha.
A Defesa Civil orienta a população a acompanhar os avisos oficiais, evitar áreas alagadas, manter distância de estruturas frágeis durante temporais e acionar os órgãos de emergência em caso de necessidade.










