Defesa Civil alerta para tempestades severas e ventos acima de 100 km/h até segunda-feira
A combinação com a frente fria prevista pode resultar em rajadas de vento que superem 100 km/h, além de queda de granizo e chuvas intensas.

A combinação com a frente fria prevista pode resultar em rajadas de vento que superem 100 km/h, além de queda de granizo e chuvas intensas.
O Centro de Monitoramento da Defesa Civil (CMDEC) emitiu um alerta sobre a passagem de um sistema de baixa pressão que, entre esta sexta-feira (19) e segunda-feira (22), deve evoluir para um ciclone extratropical, trazendo condições severas para praticamente todo o Rio Grande do Sul. A combinação com a frente fria prevista pode resultar em rajadas de vento que superem 100 km/h, além de queda de granizo e chuvas intensas.
Sexta-feira (19/9)
As primeiras instabilidades atingem as regiões Oeste, Campanha, Costa Doce e Sul, com temporais isolados e risco de granizo. Os ventos podem chegar até 90 km/h, e a chuva deve variar entre 10 e 40 mm ao longo do dia.
Sábado (20/9)
O sistema avança, favorecendo tempestades mais amplas, com rajadas de vento entre 60 e 80 km/h, podendo ultrapassar 100 km/h em pontos isolados. Há risco de granizo e raios em boa parte da metade Sul, Região Metropolitana, Centro, Missões e Noroeste, com precipitações de até 75 mm/dia em áreas da Campanha e Oeste.
Domingo (21/9)
Durante a madrugada, uma linha de instabilidade cruzará o Estado, provocando ventos de 70 a 90 km/h, com potencial acima de 100 km/h e granizo grande. As regiões mais vulneráveis incluem Oeste, Noroeste, Missões, Centro e Serra. A chuva deve continuar moderada a forte na metade Norte, com volumes entre 30 e 60 mm/dia, podendo atingir 90 mm/dia em pontos do Noroeste, Norte e Serra.
Recomendações da Defesa Civil
O CMDEC reforça a importância de a população acompanhar os avisos oficiais, evitar áreas de risco e retirar objetos soltos de pátios e varandas. Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.