Corsan/AEGEA apresenta medidas à prefeitura e ao PROCON para regularização de faturas em São Marcos
Atrasos e ajustes nas faturas levam Corsan/AEGEA a reforçar atendimento com equipe de apoio e unidade móvel; entenda os motivos e as medidas adotadas.
Unidade móvel da Corsan/EGEA instalada em São Marcos reforça o atendimento aos consumidores, oferecendo orientações e encaminhamento de demandas relacionadas a atrasos e ajustes nas faturas. Foto: Corsan / Divulgação.
O aumento de questionamentos relacionados à entrega e aos valores das faturas do serviço de abastecimento de água em São Marcos motivou, nesta semana, mais uma reunião institucional entre a Corsan/EGEA e o poder público municipal. O encontro ocorreu de forma remota e contou com a participação do prefeito Volmir Rech, da vice-prefeita Fabiana Dutra de Oliveira, vereadores e representantes do PROCON.
De acordo com informações repassadas pelo superintendente regional da Corsan, Lutero Cassol, ao São Marcos Online, o objetivo da reunião foi alinhar esclarecimentos técnicos sobre o processo de faturamento e apresentar as medidas adotadas para normalizar a situação e ampliar o atendimento aos consumidores.
Ajustes operacionais e fatores externos
Conforme explicou o superintendente regional da Corsan/AEGEA, Lutero Cassol, em dezembro foi realizado um procedimento interno de roteirização, com readequação das rotas de leitura e entrega das faturas. São Marcos operava com cerca de 150 rotas fixas, que passaram por ajustes para equilibrar áreas com diferentes volumes de consumo.
Esse procedimento, baseado em cálculo por média, já aplicado anteriormente pela companhia no município, resultou em variações nos valores de algumas faturas, tanto para mais quanto para menos, além de impactos pontuais na distribuição.
Outro fator que contribuiu para atrasos na entrega foi a greve dos Correios, além de dificuldades operacionais em determinados locais do município, o que levou, em alguns casos, ao recebimento de mais de uma fatura no mesmo mês.
Medidas de reforço e atendimento ao consumidor
Durante a conversa com a reportagem, esta manhã, Lutero também apresentou as ações em andamento para mitigar os efeitos desses ajustes. Entre elas, destaca-se a instalação de um novo sistema de bombeamento na estação de tratamento central, com o objetivo de ampliar a capacidade de manutenção dos reservatórios, especialmente em áreas mais elevadas da cidade, reduzindo impactos em períodos de interrupção.
No atendimento ao público, a Corsan/AEGEA reforçou a equipe local com profissionais que já atuaram no município na semana anterior. Esses servidores estão auxiliando diretamente o escritório da companhia em São Marcos, com foco na organização das faturas e na logística de atendimento.
Além disso, uma unidade móvel de atendimento foi disponibilizada e deverá chegar ainda hoje, funcionando como ponto de esclarecimento de dúvidas e encaminhamento de soluções para os consumidores.
Segundo Cassol, as medidas visam restabelecer a normalidade no processo de faturamento, ampliar a comunicação com os usuários e dar maior agilidade às demandas registradas junto ao PROCON e aos canais de atendimento da companhia.










