/apidata/imgcache/db746b92d4b56a00aaf7d89589a197c7.png
/apidata/imgcache/6489286f0535723f1bc933597a4c23f2.png
/apidata/imgcache/82f987f3939054a6d9fc18ca763064bf.jpeg

Construindo conexões: aprendizagem e afetividade no processo educacional

A influência exercida por cada pessoa sobre a criança é muito importante. Por isso, a família, os colegas e a escola são determinantes na vida e no desenvolvimento pessoal do indivíduo.

Atualizado em 22/09/2023 às 09:09, por Equipe SMO.

Construindo conexões: aprendizagem e afetividade no processo educacional

A influência exercida por cada pessoa sobre a criança é muito importante. Por isso, a família, os colegas e a escola são determinantes na vida e no desenvolvimento pessoal do indivíduo.

Pensar na construção de uma sociedade escolar mais justa e solidária é refletir sobre os valores e afetos que fazem a diferença humana nas relações escolares no dia a dia, onde cruzamos com alunos que carregam no rosto um ar de esperança e muitas vezes de incerteza em relação ao futuro. O papel do professor é muito delicado porque necessita de um auto-investimento afetivo na relação professor-aluno que ajudará no desenvolvimento da autoestima e eficácia na aprendizagem (Chalita, 2001).

/apidata/imgcache/1fd4dd12a135f2a49158fe1f91cb23cf.png

A influência exercida por cada pessoa sobre a criança é muito importante. Por isso, a família, os colegas e a escola são determinantes na vida e no desenvolvimento pessoal do indivíduo. Segundo Piaget, o papel da afetividade é fonte de energia para o funcionamento do cognitivo. Afeto e cognição são resultados de uma adaptação progressiva e interdependente. Nesse sentido, a inteligência permite organizar o mundo e a afetividade possibilita ao indivíduo identificar sentimentos variados que o ajudarão a ter êxito nas suas ações. Diante disso, no relacionamento professor-aluno, a afetividade facilita o processo ensino-aprendizagem, pois o forte vínculo dá à criança maior conforto e segurança na conquista de seus conhecimentos 

Cabe salientar, que a família também continua sendo peça fundamental neste processo, já que a afetividade se desenvolve desde o nascimento, fazendo com que o indivíduo aprenda através das experiências e emoções que são trocadas nas interações desde os primeiros dias de vida.

/apidata/imgcache/c9086ef94dad4d18574aac51a8a0b2ce.png

Assim, todos esses aspectos devem ser compreendidos como importantes na construção global do indivíduo. Não intencionando tornar um papel mais importante que o outro, ressalvo a importância do professor no desenvolvimento das qualidades, talentos e responsabilidades do educando, nutrindo o desenvolvimento da autoestima e ensinando o prazer de aprender. Portanto, a sala de aula precisa ser espaço de formação, de humanização, onde a afetividade em suas diferentes manifestações possa ser usada em favor da aprendizagem, pois o afetivo e o intelectual são faces de uma mesma realidade – o desenvolvimento do ser humano.

Professora: Joice Marcon Pereira