Cantor Ivonir Machado, fundador do Garotos de Ouro, morre aos 63 anos
Cantor e compositor de grande sucesso na região Sul deixa um legado musical inesquecível O mundo da música gaúcha perdeu uma de suas maiores referências. Morreu nesta sexta-feira, dia 4, o cantor e compositor Ivonir Machado, aos 63 anos. Ele e seu irmão Airton Machado fundaram a banda Garotos de Ouro.

Cantor e compositor de grande sucesso na região Sul deixa um legado musical inesquecível
O mundo da música gaúcha perdeu uma de suas maiores referências. Morreu nesta sexta-feira, dia 4, o cantor e compositor Ivonir Machado, aos 63 anos. Ele e seu irmão Airton Machado fundaram a banda Garotos de Ouro.
Em 2018, Ivonir sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e o fato foi relatado nas redes sociais, assim como o dia a dia do cantor e sua recuperação. O anúncio de sua morte aconteceu pelas redes sociais na noite desta sexta. A família não deu detalhes sobre a causa do óbito e também sobre velório e sepultamento. Ele era morador da cidade de Santo Amaro da Imperatriz (SC).
Sua voz ficou conhecida com as músicas Não Chora China Velha, quando ainda cantava com os Garotos de Ouro, além de Rei da Zona, Essa Paixão Virou Chiclete, Mesa de Bar, Tentativas em Vão.

Ivonir é gaúcho de Cruz Alta. Ele é considerado o “Rei da Vanera” desde a criação do grupo Garotos do Ouro, que ajudou a fundar. Ivonir era figura frequente e querida em bailes e rodeios da região. Ele costumava fazer mais de 200 shows ao ano, especialmente em festas tradicionalistas e rodeios.
O cantor conquistou cinco discos de ouro, um disco de platina, além de gravar mais de 600 músicas. Ivonir Machado ainda lançou 28 CDs e 10 DVDs.