Campestre da Serra realiza obra de pavimentação na Estrada de São Manoel em direção a Ponte do Korff
O trânsito ficará bloqueado temporariamente, com períodos de liberação do fluxo A Secretaria de Obras de São Manuel anunciou nesta quinta-feira (29) que está realizando obras de pavimentação asfáltica na Estrada de São Manoel, cerca de 1,5 quilômetros, no trecho que liga à Ponte do Korff.

O trânsito ficará bloqueado temporariamente, com períodos de liberação do fluxo
A Secretaria de Obras de São Manuel anunciou nesta quinta-feira (29) que está realizando obras de pavimentação asfáltica na Estrada de São Manoel, cerca de 1,5 quilômetros, no trecho que liga à Ponte do Korff. De acordo com o comunicado, o trânsito ficará bloqueado temporariamente, com períodos de liberação do fluxo. Os motoristas são aconselhados a evitar essa rota no sentido da Ponte do Korff durante o período das obras.
Essa via teve um aumento significativo de tráfego nos últimos cinco meses devido à interdição da Ponte do Rio das Antas para obras de recuperação após uma enchente em setembro de 2023. Durante esse período, o trânsito foi desviado para a Estrada da Ponte do Korff que liga a São Manoel, gerando uma sobrecarga na via.
Tairo Balardin, Secretário de Agricultura de Campestre, comentou sobre o estado atual das estradas afetadas pelas obras. Ele afirmou que foi feito um esforço para manter a Estrada da Ponte do Korff em boas condições, especialmente após o aumento do tráfego devido ao fechamento da Ponte do Rio das Antas. Foram realizados trabalhos de alargamento de pista, colocação de material e construção de novos bueiros para garantir a trafegabilidade da estrada, mesmo durante períodos de chuva intensa.
Balardin também destacou que o asfaltamento da Estrada de São Manoel faz parte de um projeto maior de pavimentação de várias outras vias ao longo do ano. Ele ressaltou a importância dessas melhorias para o escoamento da produção agrícola da região, além de facilitar o acesso de insumos e produtos aos agricultores locais. Espera-se também que o turismo se beneficie dessas melhorias, com mais visitantes explorando a beleza do interior de Campestre da Serra.
Quanto à execução das obras, Balardin explicou que a base para o asfaltamento está sendo feita pela prefeitura, o que ajudará a reduzir os custos da obra. Ele enfatizou a importância de economizar recursos em um município de pequeno porte, onde o investimento em asfalto é significativo.
“A base é nós que fizemos com as nossas máquinas, com os nossos caminhões e assim a gente consegue gerar um custo mais baixo também no asfalto porque a gente sabe que não é fácil, uma cidade é pequena igual a Campo Extra e o investimento de asfalto é grande, ele nunca é pequeno. Então a gente tem que focar nisso e a gente procura poupar o máximo possível”, complementa Tairo.
A licitação para a próxima fase das obras está em andamento, e a empresa contratada será responsável pela colocação do asfalto. Balardin expressou sua esperança de que, com essas melhorias, a Estrada de São Manoel possa eventualmente ser completamente asfaltada, atendendo às necessidades da população local e impulsionando o desenvolvimento da região.
Enquanto isso, os motoristas são aconselhados a planejar rotas alternativas e seguir as instruções das autoridades de trânsito durante o período de obras na Estrada de São Manoel.