Bombeiros alertam para casos de Pitbulls soltos em São Marcos
Média de um registro por semana preocupa a corporação e expõe o riscos.

Média de um registro por semana preocupa a corporação e expõe o riscos. Último caso aconteceu nesta segunda no bairro Industrial, conforme bombeiros, há poucos dias crianças teriam sido atacadas por animais em outros pontos da cidade
O Corpo de Bombeiros de São Marcos alerta para a grande incidência de casos de cães da raça Pit Bull soltos em via pública. De acordo com a corporação, a equipe tem atendido aproximadamente um caso por semana no município.
A corporação ressalta que cães soltos nas ruas representam risco de diversos tipos para a população e para os próprios animais.
“Mês passado tivemos um caso em que dois animais da raça Pit Bull atacaram duas crianças no estacionamento de uma farmácia. Já na semana passada fomos em um caso em que moradores conseguiram trancar o animal de volta no pátio do dono mas esses moradores falaram que esse cão já havia atacado uma criança e outros animais em uma oportunidade anterior.”, ressalta o comandante dos Bombeiros de São Marcos; Sgt Alan da Cas.
Nesta segunda-feira (28) a corporação foi acionada para retirar dois cães, sendo um deles um PitBull, de dentro de um bueiro no bairro Industrial. Os cães teriam entrado em um ponto sem tampa e andaram pela tubulação não conseguindo mais sair.
Os bombeiros ressaltam que os casos estão aumentando rapidamente e os proprietários podem responder legalmente, pois se trata de um animal grande, forte e intimidador.
De acordo com os bombeiros, o caso foi levado à promotoria que apontou o poder público municipal como o responsável pela guarda de animais perigosos retirados das ruas, caso os donos não sejam encontrados.
É consenso no Direito brasileiro que o dono ou detentor do animal responderá pelos danos causados por este, pois é sua obrigação cuidar do animal de modo que ele não possa causar nenhum tipo de problema a terceiros. Na hipótese de haver algum acidente, presume-se a omissão quanto aos cuidados necessários por parte do proprietário e sua responsabilização.