Barragem de São Marcos retomou nível de segurança neste domingo
Caminhões pipa foram dispensados e bombeamento no Ranchinho opera em 24h Nos últimos dias, em função da estiagem, muitas ações foram desencadeadas pela Corsan e poder público de São Marcos no sentido de evitar racionamento e sanar o nível da barragem que abastece o município.

Caminhões pipa foram dispensados e bombeamento no Ranchinho opera em 24h
Nos últimos dias, em função da estiagem, muitas ações foram desencadeadas pela Corsan e poder público de São Marcos no sentido de evitar racionamento e sanar o nível da barragem que abastece o município.
Conforme André Viana, gerente da Corsan, a barragem, que vinha baixando drasticamente atingiu nível de segurança, chegando a pouco mais de 1,2 metros na noite deste domingo (24).
Entre as ações, na última semana foi feito alteamento provisório da barragem do Rio Ranchinho, de onde é bombeada água para a barragem em São Luiz. Foram utilizados sacos com areia e a ampliação da capacidade para receber água da vazão de açudes localizados próximos da bacia de captação do rio, com auxílio dos proprietários.
Além disso, também foram transportados milhões de litros de água de açudes e do Rio São Marcos, despejado diretamente na barragem com caminhões pipa. As ações emergenciais somadas ao volume de chuva que caiu no fim de semana amenizaram a situação evitando possível racionamento. Foram mais de 70 milímetros de chuvas que contribuíram para recuperação no nível de água necessários para abastecer a cidade.
Viana também ressalta que mesmo com nível satisfatório, ainda é preciso contar com o consumo consciente da população e esperar pelas chuvas, até que o nível normal da barragem seja recuperado.