Após incêndio, comunidade se mobiliza para ajudar casal de idosos em São Marcos
Ação organizada pela Secretaria de Assistência Social já arrecadou alguns itens e quem quiser contribuir pode entrar em contato com o número (54) 99674-9541.

Secretaria de Obras e Secretaria de Assistência Social estiveram no local para auxiliar no trabalho dos bombeiros e dar apoio aos moradores. | Foto: São Marcos Online
Na manhã desta quinta-feira (2), um incêndio destruiu por completo a residência de um casal de idosos em São Marcos, deixando-os apenas com as roupas do corpo. Apesar da gravidade do ocorrido, felizmente ninguém ficou ferido. O fogo, controlado pelos Bombeiros, resultou em perda total dos móveis, eletrodomésticos, utensílios e roupas. A Prefeitura também auxiliou no rescaldo com o uso de máquinas.
A Secretaria Municipal de Assistência Social iniciou uma campanha emergencial para arrecadar roupas, utensílios domésticos e demais doações, com o objetivo de ajudar o casal a recomeçar. As entregas podem ser feitas na sede da Assistência Social, na Rua Dr. Rosa, nº 509, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Antes, os doadores são orientados a entrar em contato pelo telefone (54) 99674-9541.
Relato da vítima
O morador, identificado como Alzevino, de 66 anos, contou que estava no porão da casa preparando geleias quando percebeu a fumaça no telhado. Ele tentou controlar as chamas com uma mangueira, mas o fogo se espalhou rapidamente.
“Subi para abrir as janelas, mas já tinha muita fumaça, quase desmaiei. Chamei minha esposa e conseguimos sair a tempo. Perdemos tudo: móveis, geladeiras, freezer, fogão, camas e roupas. Ficamos apenas com o que estávamos vestindo. Mas o importante é que estamos vivos. O resto a gente recupera”, relatou emocionado.
A esposa de Alzevino, de 60 anos, trabalha como faxineira em São Marcos, enquanto ele é aposentado rural e ainda presta serviços ocasionais na Colônia. O casal vivia na casa alugada havia cerca de um ano e meio. Entre os bens perdidos, além dos móveis e eletrodomésticos, estavam também geleias e chimias produzidas por ele para complementar a renda da família.
Segundo o morador, mesmo em meio à tragédia, a solidariedade já começa a se manifestar. “Muita gente já ligou oferecendo ajuda. Vamos levar as coisas provisoriamente para um porão cedido pelo pastor César, perto do centro, até nos reerguermos. Estamos muito gratos por isso”, disse.
A Secretaria de Assistência Social reforça o apelo à comunidade para que contribua com doações.
Além do Corpo de Bombeiros e das secretarias da Prefeitura, a Brigada Militar também esteve no local.