Domingo, 11 de outubro de 2026 MPJ | Mais Pelo Jornalismo

Buscar notícia

Após 78 horas de buscas, corpo da mãe é localizado e encerra tragédia em Parada Cristal

Eliane Nunes da Silva, de 43 anos, era a última pessoa desaparecida após o carro da família ser arrastado pela enxurrada. Os dois filhos também morreram na ocorrência.

Eliane Nunes da Silva posa ao lado dos filhos Joziane da Silva Rodrigues e Juliano César da Silva Rodrigues, vítimas da enxurrada em Caxias do Sul.
Eliane Nunes da Silva e os filhos Joziane da Silva Rodrigues, de 13 anos, e Juliano César da Silva Rodrigues, de 4 anos. Os três morreram após o veículo da família ser arrastado pela força da água na localidade de Parada Cristal, em Caxias do Sul. Imagem: Reprodução / Redes Sociais.

Chegou ao fim, na tarde desta quinta-feira (24), a operação de buscas pela família atingida pela enxurrada na localidade de Parada Cristal, em Caxias do Sul. Após cerca de 78 horas de trabalhos ininterruptos, o Corpo de Bombeiros localizou o corpo de Eliane Nunes da Silva, de 43 anos, a última pessoa que permanecia desaparecida desde o temporal de segunda-feira (21).

Eliane conduzia um Celta branco que foi arrastado pela força da água no encontro do Rio São Marcos com uma nascente de arroio. No veículo também estavam seus dois filhos, Joziane da Silva Rodrigues, de 13 anos, e Juliano César da Silva Rodrigues, de quatro anos, além do companheiro da vítima, Ricardo Leodoro.

Ricardo conseguiu deixar o veículo e foi posteriormente socorrido. As duas crianças, entretanto, morreram na ocorrência. Joziane foi localizada ainda na noite de segunda-feira, dentro do automóvel. Juliano foi encontrado na manhã de terça-feira (22), em uma área de mata às margens de um córrego ligado ao Rio São Marcos.

A partir de então, as equipes concentraram os esforços na localização de Eliane.

Corpo foi encontrado a 2,8 quilômetros do local da ocorrência

Eliane foi localizada por volta das 15h40 desta quinta-feira, no Arroio São Marcos, a aproximadamente 2,8 quilômetros do ponto onde o veículo foi arrastado.

De acordo com informações repassadas pelo Corpo de Bombeiros, o corpo estava na região da terceira cachoeira, em um trecho de difícil acesso, preso entre galhos e vegetação às margens do arroio. As equipes já haviam realizado buscas na área anteriormente, mas a suspeita é de que o corpo estivesse submerso.

Publicidade
Publicidade

A redução do nível da água permitiu que os bombeiros acessassem pontos que anteriormente apresentavam maior dificuldade para a operação. Quatro bombeiros e um voluntário da Cruz Vermelha participaram diretamente da localização e retirada do corpo.

Ao longo dos trabalhos, cerca de 70 bombeiros de diferentes municípios e voluntários da Cruz Vermelha participaram da operação. Foram realizadas buscas terrestres e aquáticas, com apoio de cães farejadores e drones. Mergulhadores também reforçaram os trabalhos nos pontos com maior volume de água.

Antes da localização de Eliane, as equipes haviam encontrado objetos que ajudaram a direcionar as buscas, entre eles um calçado e um cartão de transporte urbano preso a um cordão de identificação com o nome da vítima.

Uma família atingida pela força da água

O caso começou na segunda-feira, quando o Rio São Marcos havia transbordado e o veículo da família acabou sendo levado pela correnteza.

Segundo o relato do sobrevivente aos socorristas, ele estava no banco do carona e conseguiu sair do automóvel, sendo posteriormente auxiliado por moradores da região. As buscas pelas demais vítimas começaram ainda naquele dia.

A localização dos três corpos encerra uma operação que mobilizou equipes de emergência durante mais de três dias e meio em uma região marcada por forte correnteza, cachoeiras, vegetação e áreas de difícil acesso.

Na tarde desta quinta-feira, enquanto as equipes concluíam o resgate de Eliane, os dois filhos da vítima foram sepultados no Cemitério da Zona Lise, em Fazenda Souza.

Publicidade
Publicidade

O episódio está entre as ocorrências mais graves provocadas pelo temporal que atingiu o Rio Grande do Sul nesta semana. Em Caxias do Sul, além da família de Parada Cristal, outra morte foi registrada quando um homem foi arrastado pela correnteza para uma galeria pluvial.

Com a localização de Eliane, não há mais desaparecidos relacionados à ocorrência de Parada Cristal, encerrando uma busca que mobilizou bombeiros e voluntários desde a segunda-feira.

Leia também

Publicidade