/apidata/imgcache/db746b92d4b56a00aaf7d89589a197c7.png
/apidata/imgcache/6489286f0535723f1bc933597a4c23f2.png

7º Fórum da Pecuária reuniu cerca de 200 pessoas

Evento reuniu produtores rurais caxienses e de vários municípios da região, além de técnicos, estudantes e outros profissionais do segmento do agronegócio no salão dos Dalagno, região de Criúva

Atualizado em 09/10/2025 às 16:10, por Liliane Cioato.

7º Fórum da Pecuária reuniu cerca de 200 pessoas

Foto: Alexandra Baldisserotto

A 7ª edição do Fórum da Pecuária de Corte e Leite nos Campos de Altitude do RS reuniu cerca de 200 pessoas nesta quarta-feira (08/10), no salão dos Dalagno, região de Criúva. O evento foi promovido pelo Programa Juntos para Competir (Sebrae RS, Senar/RS e Farsul), com apoio da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), Emater, Sindicato Rural e Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares (STR). Além de produtores rurais caxienses e de vários municípios da região, participaram técnicos de diversas entidades, estudantes e profissionais do segmento do agronegócio.

/apidata/imgcache/c9086ef94dad4d18574aac51a8a0b2ce.png

A abertura foi feita pelo gerente regional do Sebrae, Gustavo Rech, e pelo titular da SMAPA, Rudimar Menegotto, que saudaram os participantes e desejaram um dia de muito aproveitamento. Também estavam na abertura Valmir Susin, do Sindicato Rural, a presidente do STR, Benardete Boniatti Onzi, o supervisor Regional do Senar, Nilson Finger, o coordenador de Pecuária do Sebrae RS, André Bordignon, e o gerente regional adjunto da Emater, Orlando Junior Kramer Velho, entre outras lideranças.

As palestras iniciaram pela manhã, com o tema “Segurança Pública no Interior”, com o secretário da Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto Rosa da Silva, major Schuch da Brigada Militar e o assessor de Segurança da Farsul, Jerônimo Barbosa. Ainda pela manhã, foi abordado o tema Pagamento por Serviços Ambientais, com os cases do Samae e do município de Erechim. À tarde, os temas abordados foram “Melhoramento Genético de Rebanho” e “Pastagem 365”, com profissionais da Emater e Embrapa.

/apidata/imgcache/db70bb38ae72ffaa0c15575500b93601.png

Outro assunto apresentado foi a oportunidade de negócios para a pecuária a partir da implementação de agroindústrias familiares, com Márcio Dalbem, da Emater. Segundo ele, as agroindústrias têm oferecido possibilidades para os jovens permanecerem no interior ou retornarem ao meio rural. “Agregando valor aos produtos como ovos, embutidos, laticínios ou carnes, observa-se um incremento na renda e na qualidade de vida. Alguns exemplos que encontram eco no consumidor são produtos naturais, rastreabilidade, bem-estar animal, respeito ao meio ambiente e principalmente a diferenciação dos produtos ofertados, gerando novas experiências aos consumidores”, explica.

Para o casal de produtores rurais Oscar e Nizete Marchesi, de Vila Seca, o Fórum é um importante momento de aprendizado. “Sempre participamos das atividades promovidas pelas entidades representativas, que propõem o debate e o maior conhecimento sobre temas do nosso dia-a-dia. São excelentes oportunidades para a gente aprimorar a produção e as boas práticas na atividade pecuária”, afirma Oscar.