Jornal São Marcos Online é contemplado em projeto da Meta e ICFJ
Organização irá receber treinamento exclusivo e aporte financeiro para execução de projeto de expansão.

Organização irá receber treinamento exclusivo e aporte financeiro para execução de projeto de expansão. “Além do valor em dinheiro, o maior prêmio está no aprendizado gerado e em ter nossa marca ao lado de grandes projetos e jornais de todo o Brasil”
O Centro Internacional para Jornalistas – ICFJ, em parceria com a Meta (dona do Facebook, Instagram e Whatsapp) e diferentes associações de mídia brasileiras, lançou no início do ano a terceira edição do programa Acelerando Negócios Digitais, que visa contribuir com a melhoria nos modelos de negócios e a sustentabilidade financeira dos veículos midiáticos digitais de diversos tamanhos e localidades que atendem ao público brasileiro. O programa também tem o objetivo de ajudá-los a utilizar ferramentas digitais de forma inovadora e estratégica para desenvolvimento e crescimento dos seus negócios.
A primeira fase do programa, entre os meses de março e maio, os participantes tiveram uma série de treinamentos virtuais (webinars) com especialistas nacionais e internacionais nas áreas de mídia e negócios, com o objetivo de apoiar organizações brasileiras a melhorar suas habilidades em gestão empresarial, fortalecer a relação da organização com sua audiência digital, desenvolver novos projetos e produtos, gerar receita, além de construir modelos de negócios inovadores e sustentáveis.
Ao todo, participaram do programa mais de 1.500 organizações e profissionais, em que foram selecionados 80 projetos de todos os estados brasileiros.
Mentoria e fundos de inovação
Na segunda fase do programa, os participantes se inscreveram para receber mentorias exclusivas por cinco meses, além de apoio financeiro para o desenvolvimento de projetos que possam inovar ou acelerar seus negócios digitais. Os selecionados serão mentorados por especialistas do mercado com ampla experiência no desenvolvimento de produtos e estratégias digitais.
Entre jornalistas independentes e organizações de mídia, os selecionados irão receber aporte que gira entre $2,500 até $15,000 dólares. As mentorias vão de 19 de junho a 10 de novembro, uma vez por semana.
Desde o início da primeira fase, no mês de março, durante as aulas preparatórias foram abordados temas como:
- O negócio das mídias digitais: presente e futuro
- Como manter audiência na era digital
- Inclua a comunidade na construção das pautas
- Você já ouviu falar do CLV da sua audiência?
- Estratégias eficientes para reter a audiência
- Como criar produtos no jornalismo que as pessoas topem pagar?
- A análise de dados para tomar decisões
- A criatividade para gerar modelos de receita
- Segurança digital para as organizações de mídia
- Como se importar com a cultura organizacional da sua mídia
Parcerias com associações de mídia
O programa Acelerando Negócios Digitais possui diferentes abordagens para apoiar diversos universos de mídias e foram estruturados em parceria com importantes associações de mídia do Brasil (ABERT, ABMD, Abraji, Ajor, Aner, ANJ), de modo a corresponder às necessidades e expectativas do ecossistema de mídia no país. Como parte do programa, associados destas entidades também terão acesso a sessões exclusivas de treinamento.