12.7 C
São Marcos
InícioMotociclismoConfira a classificação dos pilotos são-marquenses no Enduro do Pampas

Confira a classificação dos pilotos são-marquenses no Enduro do Pampas

Os representantes do Moto Clube São Marcos, da Equipe São Marcos Enduro Team (Pró-Esporte RS – LIE / Pedreira Caxiense / J. Marcon / Globo Componentes) mantiveram o alto rendimento e obtiveram excelentes colocações pelo Campeonato Brasileiro

No último sábado e domingo, 12 e 13 de março em Gramado e Canela aconteceram as provas válida pela 4ª etapa do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade, 2ª etapa do Campeonato Gaúcho e 1ª etapa da Copa RS da modalidade. No sábado os pilotos percorreram 130 km em 6 horas de competição e no domingo 160 km em 6h40. Ao todo, 200 pilotos participantes representaram equipes vindas dos estados do ES, PE, MT, SP, MG, PR, SC e do RS.

“Foi uma prova dura, desgastante, mas espetacular, os organizadores selecionaram trilhas de alto nível técnico, com muita, mas muitas pedras, subidas, descidas, trilhas longas, médias de velocidade justas, e que exigiram muita atenção dos pilotos no quesito navegação. Visuais incríveis, passamos por trilhas que ligavam os municípios de Gramado, Canela, Três Coroas, Igrejinha, São Francisco de Paula e para apimentar ainda mais a competição, os dias anteriores com chuva e chuvisco, deixou tudo mais difícil, mas foi emocionante. No sábado tivemos um dia frio, com chuvisco, mas no domingo a chuva acompanhou os pilotos ao longo de todo o trajeto, a chuva torna a navegação difícil, pois enxergar o mapa, com óculos embarrados é complicado demais. Oscilamos momentos de frio nos estradões, mas quando entravamos nas trilhas, era um calorão desgastante para manter a média de velocidade e transpor os obstáculos da natureza. Se fosse fácil, não se chamaria ENDURO”, relata o piloto Fabrício Michelin.

O Enduro dos Pampas é conhecido internacionalmente e antes da pandemia já teve participação de pilotos do Uruguai, Argentina e Paraguai. É a prova mais difícil do Campeonato Brasileiro e os pilotos de outros estados reconhecem isso e viajam dias para participar. “Os pilotos que não estão acostumados a andar em terrenos com pedras, barro e subidas lisas, sofrem muito, mas no ano seguinte retornam para aprender, é o desafio ideal para quem gosta de competir em alto nível”, destaca o piloto são-marquense.

Os representantes do Moto Clube São Marcos, da Equipe São Marcos Enduro Team (Pró-Esporte RS – LIE / Pedreira Caxiense / J. Marcon / Globo Componentes) mantiveram o alto rendimento e obtiveram excelentes colocações pelo Campeonato Brasileiro:

3º lugar – Fabiano Rasador (categoria Brasil)
5º lugar – Fabrício Gobetti Michelin (Over 45)
6º lugar – Cliciano Rizzon (over 40)
7º lugar – Eleandro Rizzon (Over 50)
8º lugar – Tadiano Menegon (Over 45)
11º lugar – Paulo Roberto Carraro (Novatos)

“O Enduro dos Pampas é desafiador, o piloto sabe que irá sofrer”

“São dois dias longos, muita quilometragem, trilhas de todos os níveis técnicos, que aos poucos vai selecionando os melhores os mais bem preparados. O piloto precisa manter o foco do início ao fim, enfrentar as adversidades, cair, levantar, aceitar o sofrimento e ir adiante, tem que ter sorte também em furar o pneu próximo ao neutro ou no final da prova, em cair e não quebrar nada na moto, em errar onde não há posto de controle, são tantas as situações que o piloto passa no meio de uma prova de enduro de regularidade que só quem já participou vai entender. As vezes ao final de um dia inteiro de prova, a diferença ao final é de 1 segundo entre ganhar ou perder e o piloto tem que ir dosando a pilotagem, para manter o equipamento e o físico até o final da competição, pois a prova só acaba na linha de chegada. Pode ter um posto de controle na última trilha e o piloto quebrar ou errar o trajeto e jogar fora todo o esforço de dois dias de competição. Por fim, os que mantém o foco, a garra e elevam o nível de sofrimento, certamente serão os vencedores nesse tipo de prova, chegar ao final já é uma vitória, independente da colocação”, detalha Michelin.

Destaques

Últimas

Conteúdo relacionado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui