As apreensões das sementes de Pinheiro Araucária (angustifólia) são oriundas de ocorrências contra a flora, que foram colhidas no chamado período defeso da planta
Nos dias 20, 21 e 22 de abril as guarnições do 4° Grupo Ambiental de Vacaria com autorização do Poder Judiciário de Vacaria, realizaram doações de aproximadamente 17,850 kg de pinhões a entidades beneficentes e a comunidade do município.
As apreensões das sementes de Pinheiro Araucária (angustifólia) são oriundas de ocorrências contra a flora, que foram colhidas no chamado período defeso da planta, regulamentada pela Portaria Normativa DC nº 20 do IBAMA que prescreve como data para a colheita da semente a partir do dia 15 de abril.
A colheita antecipada traz prejuízos para a planta, (pinheiro angustifólia) pois as pessoas não esperam as sementes caírem no solo e acabam utilizando artefatos para a derrubada das pinhas que por vezes podem danificar o pinheiro (quebrando galhos, perfuração da casca do caule, etc.) assim permitindo a invasão de fungos na planta vindo a prejudica-las. Além de que as sementes servem de alimentos a diversas espécies de aves, que inclusive colaboram para a dispersão das sementes enterrando-as no solo, garantindo assim a germinação do pinheiro araucária espécie que é considerada em extinção segundo a Portaria do Ministério do Meio Ambiente nº443, de 17 de Dezembro de 2014 e regulamentação estadual do Decreto nº 52.109, de 1º de Dezembro de 2014.
Portanto, deve-se respeitar que o ciclo da natureza se complete naturalmente para a realização da colheita da semente e a sua utilização para alimentação de humanos. As entidades beneficentes que receberam as doações dos pinhões foram:
- Casa da Fraternidade Fratelli Tutti;
- Associação de Amparo de Meninos Assistidos Santa Cecília;
- Secretaria Municipal de Educação (SMED) que repassou os pinhões a 6 escolas Municipais;
- Escola Estadual de Educação Básica Professor José Fernandes de Oliveira;
- Escola Estadual Bernardina Rodrigues Padilha;
- Escola Estadual Irmão Getúlio;
- Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDEDICA);
- Asilo Santa Isabel;
- Asilo Santa Edwiges;
- Villa Divina Providência;
- Ajuda aos Imigrantes (CEIDEC);
- Aproximadamente 200 famílias de Vacaria-RS.
As doações foram realizadas mediante termo de doação com recebido de entrega que serão encaminhados ao Ministério Público de Vacaria-RS.