20 C
São Marcos
InícioGeralNevou nos três estados do Sul nesta segunda-feira e a meteorologia prevê...

Nevou nos três estados do Sul nesta segunda-feira e a meteorologia prevê mais

No Rio Grande do Sul, a precipitação foi muito inexpressiva durante a tarde com alguns poucos flocos em São José dos Ausentes

A neve caiu pela primeira vez no ano hoje no Brasil e nos três estados do Sul, tal como era previsto pela MetSul Meteorologia. No Rio Grande do Sul, a precipitação foi muito inexpressiva durante a tarde com alguns poucos flocos em São José dos Ausentes, onde de manhã já havia ocorrido chuva congelada. 

A temperatura durante o dia em Ausentes ficou a maior parte do período entre 1ºC e 3ºC. A precipitação foi muito fraca na região porque, como esperado, a instabilidade maior estava ao Norte, sobre Santa Catarina e o Paraná.

A maior instabilidade da atmosfera com precipitação ao interagir com o perfil por demais frio da atmosfera trouxe neve em Santa Catarina e no Paraná. No estado paranaense, os flocos caíram na área de Palmas, no distrito de Horizonte, chegando a branquear parte da vegetação. 

Houve ainda registro de chuva congelada em diversos pontos do Centro, Sul e o Sudoeste do Paraná com registros em Palmas, General Carneiro, Pato Branco, Enéas Marques e Renascença.

No Planalto Sul Catarinense, por sua vez, a neve foi mais forte após uma manhã que teve chuva congelada em diferentes municípios, inclusive em Lages. Os flocos caíram em São Joaquim, Urubici e Bom Jardim da Serra. Em determinados momentos, a neve chegou a ter até intensidade fraca a moderada em alguns pontos, o que permitiu que houvesse uma leve acumulação sobre a vegetação.

Com a neve acumulada sobre os carros foi possível até improvisar um boneco na cidade de São Joaquim. Mesmo não tendo sido uma neve forte com maiores acumulados, foi o suficiente para fazer a alegria de moradores e de turistas que estavam na região do Planalto Sul.

As condições de neve persistem nesta noite, especialmente entre Santa Catarina e o Paraná com a manutenção da instabilidade nos dois estados e a chegada de ar ainda mais frio em altitude, o que pode favorecer novas ocorrências de flocos e chuva congelada em diferentes pontos.

PREVISÃO É DE MAIS NEVE

A possibilidade de neve persiste nesta terça-feira principalmente em áreas mais ao Norte dos Aparados da Serra, em municípios como Vacaria, São José dos Ausentes e Bom Jesus, e ainda no Planalto Sul Catarinense.

Dados indicam ainda uma chance menor de neve no começo da quarta nos Aparados e no Planalto Sul de Santa Catarina. Qualquer ocorrência no início da quarta, entretanto, deve ser menos relevante à medida que o ar frio estará em processo de enfraquecimento em altitude e as condições para a neve perdendo suporte em altura.

TEMPERATURA CAI MAIS E TERÇA-FEIRA SERÁ AINDA MAIS FRIA

A parte mais intensa da massa de ar polar atua em parte desta terça no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná, sobretudo na madrugada e de manhã, trazendo mais um dia gélido. O sol aparecerá em grande parte do território gaúcho, mas a circulação de intenso ciclone no oceano traz aumento de nuvens com períodos de nublado a encoberto em muitas regiões.

O vento mais forte vai coincidir justamente com o momento de máxima intensidade do ar frio sobre o Estado entre a madrugada e a manhã desta terça, assim que o aumento de nuvens e o vento trarão sensação térmica baixíssima ao longo desta terça-feira e máximas ainda mais baixas que hoje.

Destaques

Últimas

Conteúdo relacionado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui