14.6 C
São Marcos
InícioGeralApae São Marcos inaugura 7ª sala Multissensorial do Estado e a primeira...

Apae São Marcos inaugura 7ª sala Multissensorial do Estado e a primeira do 7° Conselho

Os atendimentos no local, que foi inclusive vistoriado e aprovado, devem iniciar no próximo semestre

Foi finalizada no mês de junho a Sala de Estimulação Multissensorial Snoezelen da APAE de São Marcos. O ambiente objetiva proporcionar aos alunos com necessidades especiais a estimulação dos sentidos. De acordo com a psicóloga responsável, Carina Studzinski, os atendimentos serão individuais ou em pequenos grupos e será realizado estudo de caso e planejamento conforme as necessidades de cada aluno.

“Vamos trabalhar as desregulações sensoriais específicas de cada aluno e, através do estímulo, criar novas sinapses”, explica Carina. Ela acrescenta ainda que um dos objetivos é também a inclusão social, no sentido de preparar os alunos para o convívio inclusive nas escolas regulares.

A Sala Multissensorial da APAE de São Marcos é a 7ª do Estado (regulamentada e vistoriada por Marau) e a primeira do 7º Conselho, formado por APAEs da região (além de São Marcos, Vacaria, Antônio Prado, Caxias do Sul, Barão, Feliz, Garibaldi, Carlos Barbosa, Farroupilha, Bento Gonçalves,  Veranópolis, Nova Prata, Flores da Cunha e Nova Bassano).

A APAE São Marcos já conta com colaboradores capacitados para conduzir essas atividades. Profissionais da coordenação pedagógica, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e pedagogia com especialização no trabalho com autistas, realizaram um curso de preparação na APAE de Marau-RS, que é a referência no Estado e responsável pelas vistorias das novas salas multissensoriais no Rio Grande do Sul. Os atendimentos no local, que foi inclusive vistoriado e aprovado, devem iniciar no próximo semestre.

As obras iniciaram em junho do ano passado e tiveram um custo de cerca de R$ 90 mil, sendo R$ 83 mil oriundos de repasse do Executivo Municipal para realização da sala. No local foi realizada a pintura e isolamento acústico. A sala está dívida em diversos ambientes, que estimulam diferentes sentidos. Há climatização, música ambiente, assim como iluminação, cujas cores são controladas pelos profissionais conforme a necessidade. Atualmente a APAE São Marcos atende 25 crianças com autismo.

Destaques

Últimas

Conteúdo relacionado

1 COMENTÁRIO

  1. Mas nao entendo uma coisa! Isso nao deveria ser coordenada por uma TO(TERAPEUTA OCUPACIONAL) que estudou e trabalhou para este propósito?
    Acho que este trabalho não faz parte do profissional mencionado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui