/apidata/imgcache/db746b92d4b56a00aaf7d89589a197c7.png
/apidata/imgcache/6489286f0535723f1bc933597a4c23f2.png
/apidata/imgcache/b57034c3e59176a09cbbea646c22583a.png

Cachoeira da Mulada é vice-campeã do concurso da Mais Bela Cachoeira do Rio Grande do Sul

Cascata estava na disputa pelo título com outras 9 belezas naturais do Estado.

Atualizado em 06/02/2024 às 11:02, por Equipe SMO.

Cachoeira da Mulada é vice-campeã do concurso da Mais Bela Cachoeira do Rio Grande do Sul

Cascata estava na disputa pelo título com outras 9 belezas naturais do Estado. Título de campeã ficou com a Cascata Perau do Facão, em Arvorezinha

A comunidade são-marquense e os administradores da Reserva Bertussi estão em festa pela conquista da Cachoeira da Mulada, eleita a vice-campeã do concurso da mais bela cachoeira do Rio Grande do Sul. Localizada na Reserva Ecológica da família Bertussi, a Cachoeira da Mulada encanta com seus quase 70 metros de pura beleza natural.

A responsável pela reserva, Samantha Bertussi, expressou seu agradecimento especial a todos que votaram na Cachoeira da Mulada, destacando o apoio especialmente dos são-marquenses, que abraçaram a causa. Samantha ressalta que, junto com a região, conseguiram trazer esse importante segundo lugar para a Mulada, mostrando o poder da união e do amor pela natureza.

Embora tenha ficado com o título de vice-campeã, a Cachoeira da Mulada brilhou intensamente ao longo da competição, conquistando o reconhecimento do público e dos jurados ligados ao turismo gaúcho. A competição contou com a participação de quatro jurados renomados: Claudia Mara Borges, diretora de Turismo da Secretaria de Turismo do RS; Amanda Bonotto Paim, coordenadora de Turismo do Sebrae RS; João Augusto Machado, presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV-RS); e Jorge Azevedo, guia de turismo.

A votação, que teve início em primeiro de janeiro e encerrou-se no dia 30 do mesmo mês, contabilizou um total impressionante de 192.392 votos. Entre as dez cachoeiras finalistas, a Cachoeira da Mulada se destacou, representando não apenas a beleza natural de Caxias do Sul, mas também a paixão e o engajamento de toda a comunidade em preservar e promover as riquezas naturais da região.

A conquista da Cachoeira da Mulada é motivo de orgulho e celebração para todos os envolvidos. Com suas quedas d’água majestosas, a Cachoeira da Mulada continua a encantar visitantes e a inspirar o cuidado com o meio ambiente, reforçando seu papel como um tesouro natural do Rio Grande do Sul.

O título de campeã ficou com a Cascata Perau do Facão, em Arvorezinha, com 69,42% dos votos.

Uma cascata surpreendente pela sua forma e beleza diferenciada.

A cachoeira da Mulada tem cerca de 70 metros de altura e vai caindo aos poucos até atingir o profundo poço da sua base. Antes da queda maior, há pequenas quedas na lateral direita da cachoeira, onde é possível se refrescar em segurança.

A cachoeira pode ser admirada de vários ângulos, tanto da parte superior, mais distante ou ainda, por sua base. Há um trilha curta e íngreme que leva até a base da cachoeira. É necessário um pouco de habilidade, pois além da descida, será necessário cruzar o rio entre as pedras.

Horário de visitação: sábados e domingos, das 9h às 17h (entrada até as 16h). A visitação pode ser agendada pelo telefone (054) 98118-3998.

As dez cachoeiras finalistas foram:

  • Cachoeira da Mulada, em Caxias do Sul
  • Cascata das Andorinhas, em Rolante
  • Cascata do Caracol, em Canela
  • Cascata do Chuvisqueiro, em Riozinho
  • Cascata da Pedra Branca, em Três Forquilhas
  • Cascata Perau do Facão, em Arvorezinha
  • Cascata Picada Verão, Sapiranga
  • Salto Ventoso, Farroupilha
  • Cachoeira do Tigre, em Machadinho
  • Salto do Yucumã, em Derrubadas