A Festa das Colheitas 2025 em Caxias do Sul celebra os 150 anos da imigração italiana com cultura, gastronomia e atrações diversas
A contagem regressiva para a 4ª Festa das Colheitas já começou! O evento, que celebra a cultura ítalo-gaúcha e homenageia os colonos, ocorrerá de 7 a 23 de março de 2025, sempre de sexta a domingo, no Centro de Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul. A entrada é gratuita, com a sugestão de doação de 1 kg de alimento não perecível para o Banco de Alimentos do município.
A cerimônia de lançamento, realizada na tarde desta sexta-feira, 7 de fevereiro, na propriedade da Família Pagliosa, na 3ª Légua, marcou oficialmente o início da contagem regressiva para o evento. Estiveram presentes cerca de 100 convidados, incluindo o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, o vice-prefeito, Edson Néspolo, a rainha da Festa da Uva 2024, Lizandra Mello Chinali, as princesas Eduarda Ruzzarin Menezes e Letícia de Carvalho, além de embaixatrizes e o presidente da Comissão Comunitária da Festa da Uva, Fernando Bertotto.
Integrando o Calendário de Comemorações aos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, a Festa das Colheitas espera receber cerca de 80 mil visitantes ao longo de três finais de semana: 7 a 9, 14 a 16 e 21 a 23 de março. A programação inclui diversas apresentações artísticas que exaltam a cultura ítalo-gaúcha por meio de dança, música, coro e teatro. A gastronomia típica também será destaque, proporcionando experiências únicas aos participantes.
Durante a solenidade de lançamento, Fernando Bertotto destacou a importância de Caxias do Sul na produção agrícola, sendo o maior produtor de hortifrutigranjeiros do estado e responsável por abastecer 25% da Ceasa no Rio Grande do Sul. A Festa das Colheitas busca enaltecer a bravura dos imigrantes italianos e homenagear aqueles que, atualmente, trabalham para abastecer as mesas de milhões de famílias.
Entre as principais atrações confirmadas para a edição de 2025 estão:
- Mafalda Minnozzi: cantora e compositora italiana com forte ligação ao público brasileiro.
- Italianas do Brasil: show de Thaina e Thairine, que animam as principais celebrações italianas no país.
Além disso, o público poderá participar de visitas guiadas ao Parque de Eventos da Festa da Uva, divertir-se com os Jogos Coloniais aos sábados e domingos, apreciar exposições e vendas de orquídeas, Feira Multissetorial, Mostra da Agricultura Familiar, exposição dos 150 anos da imigração italiana no RS, e exposição de máquinas e soluções agrícolas.
Serviço:
- O quê: 4ª Festa das Colheitas
- Quando: 7, 8 e 9; 14, 15 e 16; 21, 22 e 23 de março
- Sextas-feiras: 14h às 22h
- Sábados e domingos: 10h às 22h
- Onde: Centro de Eventos da Festa da Uva (Rua Ludovico Cavinato, 1431, Nossa Senhora da Saúde – Caxias do Sul)
- Entrada: Gratuita (sugere-se a doação de 1 kg de alimento não perecível)
Para conferir a programação completa e mais detalhes sobre a Festa das Colheitas 2025, acesse o site oficial do evento.
Não perca a oportunidade de vivenciar essa celebração que une tradição, cultura e gastronomia em um só lugar!