/apidata/imgcache/db746b92d4b56a00aaf7d89589a197c7.png
/apidata/imgcache/6489286f0535723f1bc933597a4c23f2.png
/apidata/imgcache/82f987f3939054a6d9fc18ca763064bf.jpeg

Programação do Natal de Todos segue nesta sexta com espetáculo ‘A Missão do Filho de Deus’

Auto de Natal acontece, gratuitamente, na praça Dante Marcucci a partir das 19h30 O nascimento mais aguardado e comemorado em todo o mundo terá sua encenação dentro da programação do Natal de Todos que segue nesta sexta-feira (16) com a encenação do Auto de Natal na praça Dante Marcucci a partir das 19h30.

Atualizado em 14/12/2022 às 15:12, por Equipe SMO.

Programação do Natal de Todos segue nesta sexta com espetáculo ‘A Missão do Filho de Deus’

Auto de Natal acontece, gratuitamente, na praça Dante Marcucci a partir das 19h30

O nascimento mais aguardado e comemorado em todo o mundo terá sua encenação dentro da programação do Natal de Todos que segue nesta sexta-feira (16) com a encenação do Auto de Natal na praça Dante Marcucci a partir das 19h30.

O espetáculo ‘A missão do Filho de Deus’ é um projeto do Grupo Luz e Cena, onde um emocionante musical com a participação de atores e músicos e efeitos de luz criam uma atmosfera mágica, que levam o espectador a viajar no tempo e resgatar uma das histórias mais conhecidas e populares de todos os tempos.

No sábado a programação inicia às 19h com oficina de danças da professora Angélica e Academia da Fran, já às 19h30 é a vez do Projeto Viva+ da Associação dos Motoristas São-Marquenses. A noite encerra com o Espetáculo Teatral ‘Um Conto de Natal’, a partir das 20h. A programação é gratuita e o espaço conta com venda de comidas e bebidas durante o evento.

No domingo acontece a tradicional Rústica de Natal com largada às 9h na Praça Dante Marcucci.

Sobre o “Auto de Natal – A Missão do Filho de Deus”

O “Auto de Natal – A Missão do Filho de Deus” é um espetáculo idealizado e produzido pelo Teatro Luz & Cena encenado por 13 atores e bailarinos que atuam e dançam ao som de uma banda formada por 05 músicos que executa as trilhas e músicas do espetáculo ao vivo.

Trata-se de um musical que, embora conte a história universal do nascimento de Jesus, procura valorizar a história e os seus personagens, criando uma dramaturgia e uma estética
próprias, sobretudo atemporal, composta de cenas que misturam teatro, dança e música, como elementos que se fundem fazendo o encadeamento e as transições entre as cenas.

O espetáculo inicia com a criação do mundo, inspirado na descrição do velho testamento, valendo-se da licença poética que mistura uma explosão de sons e cores em uma coreografia que emprega ritmo e energia oferecendo ao espectador um conjunto de imagens que acaba por revelar o Jardim do Éden
com o seu “fruto proibido”. Ao tocar este fruto o homem desencadeia o início do caos, liberta os demônios e dá início à um novo mundo, onde a pluralidade de sentimentos, bons e ruins, revelam a complexidade e as contradições do homem que agora passa a habitar a terra.

Após um início que envolve cenas mais conceituais e simbólicas para representar a criação do mundo e a ruptura
do homem com o Jardim do Éden, onde a música e a dança assumem o protagonismo, juntamente com a elaboração de uma iluminação que contextualiza e emoldura as cenas, passa-se a uma narrativa mais teatral, embora a dramaturgia, ou seja, o texto seja sempre musicado e não falado. Anarrativa mencionada se concentra primeiramente na apresentação e posteriormente na trajetória épica de José e Maria em busca de um local ideal para o nascimento da criança.

Sendo assim, todos os elementos e circunstâncias de desafios e dificuldades enfrentados pelo casal, o encontro de Maria com Izabel, a determinação do Rei Herodes I para a morte de todos
os recém nascidos, assim como os aspectos místicos ou mágicos que envolvem a história, como a anunciação da gravidez de Maria pelo anjo ou a estrela que guia os três Reis Magos até o local do nascimento, constituem uma sequência de cenas que apresentam a cronologia dos fatos narrados.

Os figurinos são trabalhados sem referências temporais, mas trazem elementos culturais e contemporâneos como a utilização calças jeans bordadas e customizadas e túnicas em cores claras e vivas, além de elementos como turbantes , guirlandas e coroas que diferenciam as classes sociais.