21.8 C
São Marcos
InícioEducaçãoUCS está entre as Melhores Universidades do Mundo pelo terceiro ano consecutivo

UCS está entre as Melhores Universidades do Mundo pelo terceiro ano consecutivo

Qualificação do ensino, pesquisa, citações científicas e transferência de conhecimento renovam classificação da UCS em um dos mais prestigiados rankings internacionais do Ensino Superior. Ao todo, 2.112 instituições foram avaliadas

Com a elevação de resultados em quatro de cinco áreas avaliadas (Ensino, Pesquisa, Citações Científicas e Transferência de Conhecimento) em relação ao levantamento anterior, a Universidade de Caxias do Sul foi incluída, pelo terceiro ano consecutivo, na lista das melhores universidades do mundo, elaborado pela revista britânica Times Higher Education (THE). A publicação, a mais prestigiada do mundo sobre Ensino Superior, produz anualmente diversos rankings de avaliação das instituições de ensino em níveis continental e mundial. Os resultados da nova pesquisa World University Rankings – que apresenta a classificação válida para 2022 – foram divulgados na quinta-feira, 1º de setembro.

Foram avaliadas 2.112 universidades de todo o mundo. Deste total, 1.662 Universidades foram ranqueadas e outras 452 não atenderam os critérios de elegibilidade para serem classificadas na lista final. O Brasil teve 70 instituições avaliadas, sendo que 59 ingressam no ranking. Do Rio Grande do Sul foram classificadas sete instituições: quatro comunitárias ou privadas (entre as quais a UCS) e três públicas. A UCS ficou classificada na faixa acima da posição 1.200, assim como as demais de mesmo porte do Estado.

O desempenho da UCS nos últimos três levantamentos mostra uma melhoria contínua, desde 2019, nos critérios de Ensino, Pesquisa e Citações. A pontuação em Transferência de Conhecimento, que havia decaído no ano passado em relação ao anterior, voltou a subir. Apenas o item Internacionalização, que havia crescido de 2019 para 2020, apresentou queda na nova avaliação.

Segundo os líderes de algumas das melhores universidades do mundo ouvidos pela revista, a condução das instituições pós-Covid deve influenciar o futuro do ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e internacionalização. Nos próximos dois meses, outras 11 classificações específicas, a partir dos dados do levantamento, serão divulgadas pela revista.

Pandemia influenciou pesquisas – De acordo com a THE, os resultados do World University Rankings 2022 revelam que a pandemia começou a mudar o desempenho global do ensino superior. As universidades que publicaram pesquisas de alto impacto sobre a Covid-19 subiram na tabela classificativa, caso da China, que agora tem duas universidades entre as 20 melhores pela primeira vez e um total de dez instituições entre as 200 melhores.

COMO FUNCIONA

As classificações do THE são efetuadas a partir da pontuação de 13 indicadores de desempenho, agrupados em cinco áreas:
– Ensino: avaliação do ambiente de aprendizagem.
– Pesquisa: análise do volume, investimentos e reputação da pesquisa científica.
– Citações: medição da influência das pesquisas no ambiente acadêmico.
– Internacionalização: mobilidade de docentes, estudantes e pesquisas.
– Transferência de Conhecimento: inserção no mercado e geração de tecnologias e renda para a indústria por meio da transferência de conhecimento produzidas na universidade.

DESTAQUE NACIONAL E INTERNACIONAL

Os avanços em ensino, pesquisa, inovação, empreendedorismo e internacionalização têm colocado a Universidade de Caxias do Sul em posições de destaque nas avaliações da THE desde 2019. Conforme o ano de divulgação dos últimos levantamentos (o ranking se refere ao ano seguinte), a UCS consta nas seguintes listas:
– Melhores Universidades do Mundo:  em 2019, 2020 e 2021.
– Melhores Universidades da América Latina: em 2019, 2020 e 2021.
– Melhores Universidades de Países de Economia Emergente: em 2020 e 2021.
– The Golden Age Ranking: em 2020, a UCS foi classificada entre as 308 melhores universidades do mundo entre 50 e 80 anos de existência.
Além dos rankings THE, a UCS está classificada como a universidade mais inovadora do Brasil entre as comunitárias e privadas, pelo Ranking Universitário Folha, e entre as 20 mais empreendedoras do país, pela avaliação da Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior), consolidando-se como referência em pesquisa, empreendedorismo e inovação no cenário acadêmico brasileiro.

Destaques

Últimas

Conteúdo relacionado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui