14.6 C
São Marcos
InícioArtigoLivros e leitura, aliados fundamentais na Educação Infantil

Livros e leitura, aliados fundamentais na Educação Infantil

Através dos livros e histórias, desde pequenos, construímos conhecimentos sobre o mundo, sobre as pessoas, sobre sentimentos e até sobre nós mesmos

A importância da leitura na educação infantil é indescritível, pois ela tem a capacidade de formar cidadãos ativos na organização de uma sociedade mais consciente e crítica. Por isso desenvolver o hábito da leitura desde a infância é fundamental e a influência dos adultos que convivem com a criança é imprescindível.

A leitura é uma fonte de aprendizado, lazer, diversão, conexão… O contato com os livros, o ato de sentir o cheiro, as texturas e interagir com as histórias auxilia no desenvolvimento psicomotor, cognitivo e intelectual das crianças.

As habilidades e competências que desenvolvemos na infância são levadas para a vida adulta, e por isso cultivar uma relação saudável com o mundo da leitura desde cedo é essencial.

São inúmeros os benefícios da leitura para as crianças, entre os quais destacamos:

  • Desenvolvimento da linguagem;
  • Incentivo à imaginação;
  • Estímulo a criatividade; 
  • Melhora da concentração;
  • Compreensão das emoções;
  • Construção da empatia;
  • Fortalecimento da identidade;
  • Aprimoramento das habilidades de comunicação;
  • Reforço dos laços afetivos;
  • Estímulo a conexão emocional entre a criança e o leitor.

Vivemos uma era digital, onde a atenção das crianças é cada vez mais disputada por dispositivos eletrônicos. Por isso incentivar a leitura desde cedo se torna ainda mais essencial e muitas vezes desafiador.

Cabe as instituições de ensino propor atividades que incentivem a leitura de forma dinâmica e despertem o interesse e curiosidade dos pequenos. Em casa, os pais precisam incluir na rotina momentos para a leitura em família. Quando os adultos demonstram interesse nos livros, automaticamente as crianças se sentem atraídas para o mundo da leitura.

Família e escola precisam usar estratégias para que nossos pequenos sintam prazer em desbravar esse fantástico mundo que os livros nos apresentam. 

Compartilhamos com você algumas dicas e sugestões para incentivar o hábito da leitura na vida dos pequenos:

  • Criar um ambiente propício para aumentar a imaginação e melhorar a atmosfera literária, promovendo maior interesse pela leitura, como por exemplo montar um cantinho aconchegante, com luz um pouco mais baixa e menos estímulos que possam distrair a criança.
  • Apresentar à criança livros que estejam de acordo com a faixa etária dela e permitir que ela participe da escolha do livro que vai ser lido. O importante é que seja uma história que entusiasme também o leitor, para que a criança que está escutando a história sinta esse entusiasmo.
  • Não empurrar ou forçar a leitura (escuta da mesma), porque pode surtir o efeito contrário. Por isso deixe livros espalhados por lugares estratégicos, para que o interesse surja naturalmente.
  • Vários especialistas sugerem que ao fazer a contação da história, se faça vozes especiais para os personagens do livro… Além de prender a atenção da criança, vai ser divertido para todos os envolvidos.
  • Também deve-se explorar as imagens do livro, que deve sempre estar virado para a criança poder vê-las e tocá-las.
  • Deixe que o bebê ou a criança explore o livro, folheie as páginas e viva um momento de descoberta.
  • Ao ler para os pequenos, interprete frases e histórias, dando vida aos personagens ao descrever as imagens que decoram as páginas.

Ler para os pequenos não pode ser de forma alguma visto como uma atribuição apenas da escola. O mundo mágico dos livros não pode ficar limitado ao ambiente escolar. 

A família precisa compreender que sentar com seu pequeno e ler um livro para ele, contar uma história para o mesmo, é uma experiência que reforça os laços afetivos e estimula a conexão emocional entre o familiar e a criança. Não é apenas o ato de ler que é importante, mas principalmente as diferentes formas de interação. É isso que cria maior proximidade, estreita os vínculos e ainda ajuda no desenvolvimento cognitivo e emocional do pequeno ou da pequena.

Quando a mãe, o pai, os avós ou tutores lêem para uma criança, eles estão dedicados àquele momento, prestando atenção total ao pequeno e demonstrando interesse não apenas no livro, mas sim na própria criança.

O carinho está presente nesse momento: quando você abraça seu pequeno, quando ele senta no seu colo ou deita ao seu lado na cama para ler, compartilhando histórias e imagens, pensamentos e sentimentos, enquanto viram juntos as páginas do livro. Esse aconchego, junto com toda a atenção e o contato visual que acontecem enquanto você lê as palavras, são tão importantes, senão até mais, do que a própria história sendo contada.

A experiência de ler juntos como um hábito diário, cria uma atmosfera de união, amor e desenvolvimento emocional, tanto para quem lê como para a criança.

Estar presente no momento da leitura significa refletir as emoções enquanto estão lendo – a animação dos personagens, a tristeza que sentem, assim como as sensações de perda e medo. Ao compartilhar esses sentimentos com a criança e conversar sobre como os personagens estão lidando com as emoções, você a ajuda a aprender a sentir empatia em relação aos outros.

Ler para a criança é uma experiência estimulante, e mais tarde, quando ela começar a ler sozinha e para você, será muito gratificante e positivo para a auto-estima dela.

A cada leitura a criança aprende algo novo com você, e o contrário também acontece. Os adultos aprendem muito com a visão inocente e pura das crianças sobre as histórias, resgatando sua imaginação e sensibilidade.

A experiência da literatura não se limita à história nas páginas. Mais do que tudo, é um estímulo para explorar e descobrir novos mundos de ideias e opiniões uns dos outros.

Aproveite o tempo juntos para tornar a leitura um momento personalizado. Torne-a uma tradição da sua própria família: os livros podem se tornar o acompanhante da prática do esporte favorito ou complemento para a história da família, ou até mesmo o trampolim para criar histórias originais juntos. Assim, à medida que as crianças crescerem, o mesmo acontecerá com o seu relacionamento com elas e com as lembranças dos livros que vocês leram juntos.

Estimular o interesse por livros é, além de uma forma de cuidado, atenção e carinho, uma importante atitude que contribui para fomentar o hábito da leitura na criança. 

Como nos diz Paulo Freire: É preciso que a leitura, seja um ato de amor!!!

Que possamos demonstrar nosso amor aos pequenos, sejam eles nossos filhos ou alunos, também através da leitura, dos livros que lhes darão asas a imaginação, lhes permitindo voar por caminhos infinitos.

Professoras

Ana Carina Gomes

Fabiana Dutra de Oliveira

Escola Municipal de Educação Infantil Pingo de Gente.

Destaques

Últimas

Conteúdo relacionado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui