17.8 C
São Marcos
InícioCampestreEscolas de Campestre contam com mesas interativas para auxiliar na aprendizagem dos...

Escolas de Campestre contam com mesas interativas para auxiliar na aprendizagem dos alunos

A mesa PlayTable é uma plataforma de jogos e aplicativos baseada numa mesa interativa, onde as crianças brincam, jogam, exploram, experimentam, se expressam e convivem juntas

A Escola de Educação Infantil Izabel Cristina Pagno de Campestre da Serra é a primeira na região a oferecer uma nova ferramenta de aprendizagem para os seus alunos. Desde final de março estão sendo utilizadas nas salas de aulas as mesas PlayTable. A plataforma ludopedagógica de aprendizado foi estruturada em uma mesa digital interativa  e multidisciplinar, com jogos e aplicativos educativos para crianças a partir de dois anos de idade. Os jogos foram projetados por professores especialistas em diversas áreas, juntamente com uma equipe de artistas alinhados com a Ludopedagogia. Os conteúdos são explorados de acordo com a grade curricular estabelecida pelo Ministério da Educação, levando em conta a Base Nacional Comum Cu rricular (BNCC).

A professora Micaela Zanotto Fernandes destaca que a interatividade dessa ferramenta despertou um grande interesse por parte dos alunos. “A cada dia eles evoluem no contato com o conteúdo que é apresentado. Outro dia trabalhamos as formas geométricas”.  A secretária de Educação Fabiana Parizotto Fernandes relata que administração decidiu adquirir oito mesas PlayTable, em um investimento de R$ 170 mil por entender que estaria assim qualificando a aprendizagem para esta faixa etária de alunos. A ferramenta está sendo utilizada pelas turmas de Maternal, Jardim e Pré-escola.  “É um recurso a mais que nossos professores têm em sala de aula e com benefícios de acordo com a idade. Por exemplo, &eac ute; uma prática que auxilia na coordenação motora fina das crianças, favorece a concentração, facilita a compreensão das cores”, destaca a secretária.

As mesas adquiridas pela administração de Campestre da Serra possuem 18 jogos interativos cada uma delas. Os professores passaram por um curso de 20 horas para utilização da plataforma. Atualmente há uma mesa em cada uma das seis salas de aula, mas a ideia segundo a secretária, é que em breve os equipamentos sejam colocados em um único espaço, e os professores levem as crianças para as atividades neste local. Duas mesas foram destinadas para as salas de recursos de duas outras escolas de Ensino Fundamental: Joanita Giacomelli Tavares em Campestre, e Manoel da Nóbrega em São Manoel. Os equipamentos estão sendo utilizados pelas turmas de séries iniciais e finais.

A diretora da escola de educação infantil, Cíntia Godoi explica que esta ferramenta veio para agregar ao que vem sendo realizado em termos de aprendizagem aos alunos, e ressalta também o comprometimento dos professores em se adaptarem às novas tecnologias. A Escola de Educação Infantil Izabel Cristina Pagno possui seis salas de aula. Foi inaugurada em dezembro de 2012. Atualmente está em obras de ampliação de alguns espaços. São 97 alunos, sete professores, sete atendentes e dois estagiários.

Destaques

Últimas

Conteúdo relacionado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui