Presidente da Fenavindima fala sobre êxito da 14ª edição do principal evento de Flores da Cunha e afirma: ‘Se São Marcos fizer essa festa (Fenasuco) quero participar e conhecer’
No momento em que São Marcos começa a projetar sua Fenasuco (o evento foi inserido no calendário do município em dezembro com previsão de ser realizado em 2021 (https://www.saomarcosonline.com/1a-fenasuco-sera-em-2021/), o São Marcos Online entrevistou o presidente de um dos principais eventos vitivinícolas da Serra gaúcha para conhecer um pouco do trabalho desenvolvido com a Fenavindima, em Flores da Cunha.
Afinal, festas com derivados da uva são comuns na região e aos poucos os são-marquenses parecem estar despertando para a importância de o município (maior produtor de suco do Brasil) realizar uma festividade ligada a vitivinicultura, como fazem diversas cidades: Bento Gonçalves (Fenavinho); Caxias do Sul (Festa da Uva); Garibaldi (Fenachamp); e Flores da Cunha, com a Fenavindima, cuja 14ª edição foi realizada em fevereiro e março deste ano, registrando sucesso de público e consolidando-se como um dos principais eventos da Serra. (https://www.jornaloflorense.com.br/noticia/geral/7/fenavindima-encerra-com-publico-de-100-mil-pessoas/11460).
“Neste ano conseguimos projetar um ambiente de festa em que era bom de ficar. Acabou aquela conotação de uma festa onde as pessoas visitavam algumas banquinhas e iam embora. Conseguimos envolver diversos setores da economia de Flores da Cunha, desde as agroindústrias e a gastronomia até empresas moveleiras e de malhas, o que fez jus ao lema ‘Festa de todas as Mãos’”, comenta o presidente da Fenavindima, o enólogo Darci Dani.
Ele destaca que a programação da Fenavindima 2020 tinha shows variados e diversas atrações programadas para atrair os mais diferentes tipos de público.
“Ampliamos o espaço no parque e se tornou um ambiente bom de permanecer e encontrar as pessoas para conversar. Ouvimos de muita gente que era bom de ficar e então acho que conseguimos alcançar nosso objetivo, pois vimos a felicidade do público participando desse espírito de festa e aproveitando a programação, que estava bem diversificada, com shows musicais variados e mais de 50 grupos da região, pois é muito importante ter atrações locais”, assinala.

Diretor Executivo da Agavi (Associação Gaúcha de Vinicultores), Darci já presidiu a Fecouva (Otávio Rocha) e em duas oportunidades (1995 e 2011) foi vice-presidente da Fenavindima. Com experiência no setor, ele destaca que os municípios que investem nestes tipos de festividades acabam colhendo importantes frutos na divulgação e atração de visitantes, o que movimenta o turismo e setores da economia como a rede hoteleira e gastronômica.
“Através da Fenavindima conseguimos divulgar Flores da Cunha. Acontece uma mídia espontânea e é por isso que o prefeito Lídio Scortegagna (MDB) sempre fala na importância de a prefeitura fazer esse investimento e que a festa não precisa necessariamente dar lucro. Inclusive neste ano, no encerramento, ele lançou o desafio de realizarmos a cada dois anos”, comentou Darci, lembrando que a festividade acontece a cada quatro anos.
‘Suco de Uva consome mais de 50% da uva americana híbrida, é ótimo um município da região investir numa festa’

No encerramento da Fenavindima houve um brinde feito com suco de uva: apesar de ser o maior produtor de vinhos do Brasil (e também de uva), Flores vem cada vez mais investindo no suco: muitas vinícolas estão aumentando a produção da bebida, que em média corresponde a 50% da produção). Em 2019 o município instituiu o primeiro domingo de março como o Dia Municipal do Suco de Uva.
“O suco de uva é uma bebida que não tem limites e por não ter álcool pode ser consumida por qualquer pessoa. É um mercado muito importante, que vem crescendo e que já consome mais de 50% da uva americana híbrida produzida na região. Como o vinho nacional vem diminuindo o consumo nos últimos anos, sem o mercado do suco estaríamos em apuros para a uva produzida. Por isso é ótimo um município da região investir nisso. Precisa valorizar esse produto e se São Marcos realmente fizer essa festa (Fenasuco), quero participar e conhecer”, afirma o presidente da Fenavindima.
Maior produtor de suco de uva natural e integral do Brasil, São Marcos projeta fazer a Fenasuco desde 2012, quando houve o registro da marca. Em dezembro de 2019 a Câmara de Vereadores aprovou projeto de Lei inserindo a Fenasuco no calendário oficial de eventos do município. A previsão é que a 1ª Fenasuco seja realizada em 2021 e a Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo já vem tomando ações nesse sentido.