14.6 C
São Marcos
InícioCampestreObra de recuperação da Ponte dos Korff no trecho de Caxias do...

Obra de recuperação da Ponte dos Korff no trecho de Caxias do Sul está concluída

A ponte estava interditada desde o dia 11 de janeiro de 2021, logo após o rompimento do madeirame

A Secretaria de Obras e Serviços Públicos de Caxias do Sul (SMOSP), concluiu nesta quarta-feira as obras da Ponte dos Korff, que está situada ao final da Estrada Municipal nº 386, no distrito de Criúva. A estrutura faz divisa entre Caxias e o município de Campestre da Serra e cada municipio é responsável pela metade da estrutura.

Em fevereiro de 2019, Campestre da Serra recuperou de forma definitiva a parte da ponte que fica no lado do município. Além da substituição das tábuas, foi realizado o lixamento da estrutura metálica e pintura. O trabalho custou R$ 78.145.

No lado que pertence a Caxias do Sul a obra de restauração envolveu a substituição completa do madeiramento (dormentes e pranchões), que compõem o tabuleiro da estrutura. A madeira utilizada foi o eucalipto Cloeziana, com tratamento em autoclave a fim de obter maior durabilidade e vida útil. Foram realizados reparos nas fundações do pilar central com concretagem e reparos nas chapas de aço na estrutura treliçada. A estrutura em aço foi jateada, lixada e preparada para aplicação da pintura com tinta epóxi industrial de alta durabilidade para suportar a exposição ao ambiente da região. As obras foram executadas pela empresa Solaris Construtora, em uma extensão de 59 metros, e custaram R$ 305.472,60

“Enfrentamos todas as dificuldades, como a aquisição dos produtos devido à pandemia, intercorrências climáticas severas e alta umidade da região. Tivemos de abrir uma estrada para caminhões acessarem o leito do rio para poder fazer a concretagem do pilar central da estrutura. A madeira é um material de uso específico, não é comum estar disponível na Região Sul, mas com calma e paciência contornamos os obstáculos e concluímos a obra dentro do orçamento”, enfatiza o secretário de obras, Norberto Soletti.

A ponte, inaugurada em 1907, também é um dos principais pontos turísticos no interior de Caxias. A estrutura foi declarada patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Sul em 2006.

Destaques

Últimas

Conteúdo relacionado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui