14.6 C
São Marcos
InícioCampestreCampestre da Serra conquista o 1° lugar em atenção à saúde

Campestre da Serra conquista o 1° lugar em atenção à saúde

Município ficou em 1° lugar na classificação do Estado e também 1° lugar na classificação Brasil

O município de Campestre da Serra recebeu na última quarta-feira(01), o comunicado oficial do Ministério da Saúde de que atingiu 100% das metas estabelecidas pelo Programa Previne Brasil, conquistando o 1º lugar na classificação do estado do Rio Grande do Sul e também o 1º lugar na classificação Brasil.

O Previne Brasil foi instituído pelo Ministério da Saúde no ano de 2019 e consiste num novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde. A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.

A cada ano são definidos indicadores de desempenho que serão considerados pelo Ministério e pelas Secretarias Estaduais de Saúde para o repasse de recursos aos municípios para custear a Atenção Básica à Saúde.

Neste ano de 2021, os novos indicadores vigentes são:
– A proporção de gestantes com, pelo menos, seis consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª até a 20ª semana de gestação
– A proporção de gestantes com realização de exames para Sífilis e HIV.
– Proporção de gestantes que passaram por atendimento odontológico
– Cobertura de exame citopatológico
– Cobertura vacinal de poliomielite inativada e de pentavalente
– Percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida em cada semestre
– Percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada.

Na avaliação do secretário, Juliano Casanova, esta é uma conquista muito significativa para o município, pois demonstra a importância da valorização da Atenção Primária em Saúde, sempre visando um atendimento de qualidade e resolutivo para a população.

“Essa conquista se deu, como consequência de muito trabalho e dedicação de toda a equipe de saúde do município. Aproveito a oportunidade para agradecer e parabenizar a todos os envolvidos, em especial a Dra Uelen Mondadori, que coordenou todo o processo do Previne Brasil em Campestre da Serra”. acrescenta Juliano.

Acesse as informações na íntegra sobre o desempenho obtido por Campestre da Serra no Programa Previne Brasil através do link: https://bit.ly/PREVINEBRASIL

Destaques

Últimas

Conteúdo relacionado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui