As abelhas estavam muito agitadas e ofereciam riscos aos transeuntes do local
Por volta das 15h desta quinta-feira (14) o corpo de Bombeiros de São Marcos foi acionado por um morador do bairro São José informando que na sua residência encontrava-se um enxame de abelhas na parede.
As abelhas estavam muito agitadas e ofereciam riscos aos transeuntes do local. A Guarnição ao chegar no local constatou o risco, e isolou a área para evitar e alertar que mais pessoas se aproximassem da residência.
A equipe fez feito contato com um apicultor do município que foi até a residência e fez a retirada das mesmas para colocar em um local de seu habitat natural.
Cabe destacar que é crime ambiental exterminar abelhas, exceto em caso de ameaça à vida humana. Recomenda-se o afastamento total do local isolado, evitando acesso de pessoas ou animais que possam vir mexer no enxame ou até mesmo produzir algum barulho que possa alertar o enxame. Mesmo pessoas capacitadas, ao fazer qualquer manipulação envolvendo enxames, devem fazer durante a noite, com temperatura mais baixa.
Em entrevista ao São Marcos Online no mês de setembro o comandante do Corpo de Bombeiro de São Marcos, Geomir Alan da Cás, destacou que apesar de o quartel do município possuir roupas adequadas e treinamento, não faz a captura do enxame tendo em vista que estes não possuem local adequado para destinação e nem equipamentos específicos para armazenamento e transporte.